Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN21052021
.

O pagamento por grande parte da população da taxa anual dos Bombeiros parece que não está sendo empregada como devia pelo governo do Estado. No incêndio ocorrido esta semana numa casa de embalagens no Tabuleiro do Martins, era visível o desconforto dos abnegados militares em apagar o fogo, utilizando mangueiras praticamente imprestáveis para o serviço que vazavam por todos os lados. Mesmo com a obrigatoriedade do pagamento da taxa, para que o usuário não seja inscrito na Dívida Ativa, há de se perguntar se os recursos repassados para os cofres públicos estão sendo mesmo empregados para dar suporte à instituição. Pelo visto, não. Embora o Corpo de Bombeiros preste um inestimável serviço à sociedade, como o combate a incêndio e resgates de acidentados entre outras atribuições, o governo se esquece de manter a instituição pronta para as eventualidades, cujos vexames têm se repetido rotineiramente.
FALÁCIA
Para quem prometia o combustível mais barato do Nordeste, está aí a política de ICMS adotada pelo governo de Renan Filho: gasolina com preço acima de R$ 6,00 o litro, para desespero dos consumidores.
SAIA JUSTA
Um vídeo divulgado pelo senador Marcos Rogério, do DEM-RO, durante a sessão da CPI no dia de ontem, deixou o relator Renan Calheiros em desconforto total perante seus colegas. Nele, o senador mostra que o governador Renan Filho, meses atrás, fez orientações sobre uso da cloroquina no estado de Alagoas, enquanto se aproveita para criticar as ações do governo federal durante a pandemia.
SINAL AMARELO
Enquanto se demonstra a falsa impressão de que a pandemia está sob controle, as estatísticas mostram que não é bem assim. Ontem, o próprio secretário de Saúde, Alexandre Ayres, alertou para a alta de ocupação de leitos de UTI, que chega a 83%. Isso se deve, naturalmente, ao afrouxamento das medidas de prevenção e pode piorar ainda mais.
CHEGANDO
Ao registrar o primeiro caso da variante indiana no Maranhão, as autoridades de saúde acendem o alerta geral para evitar que essa nova cepa venha a migrar para outros estados do Brasil. Em Alagoas, a preocupação é mesma, já que a nova variante, pelas informações de infectologistas, contamina mais rápido e é mais agressiva das que se tem notícia.
FORA DA VALIDADE
Uma denúncia contra o Governo do Estado feita pela desempregada Lígia Lopes, por meio da rede social, repercutiu na tarde dessa quarta-feira (19). Na foto, ela mostra duas embalagens da insulina Novorapid - fabricada em 2018 e com prazo de validade para este mês de maio -, recolhida na unidade da Componente Especializada da Assistência Farmacêutica (Ceaf), na cidade de Arapiraca. a distribuição do produto ocorre a cada 15 dias. Na prática, a insulina atravessa de um mês para o outro. Com isso acaba entrando já sem validade na primeira quinzena seguinte.
COVID
O número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia atingiu 15.894.094, conforme nova atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite desta quinta-feira (20). O País tem 1.064.038 casos ativos, em acompanhamento. Em 24 horas, foram confirmados 82.039 diagnósticos. Já o número de mortes chegou a 444.094. As autoridades de saúde registraram entre quarta-feira e ontem 2.403 novas vidas perdidas para a covid-19.
VACINA
Até o momento, foram distribuídos a estados e municípios 89,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Deste total, foram aplicadas 55,6 milhões de doses, sendo 37,7 milhões da 1ª dose e 17,9 milhões da 2ª dose.
» Em abril de 2021, a Vigilância Sanitária de Maceió realizou 639 inspeções sanitárias em estabelecimentos comerciais, o que representa um aumento de 763%, se comparado com 2020, quando houve apenas 74 inspeções no mesmo mês
. » Nas operações, mais de dez toneladas de carnes, laticínios e outros alimentos impróprios para o consumo foram apreendidas.
» O projeto de lei ordinária de autoria do deputado Galba Novaes (MDB), que institui a Política Pública Estadual de Proteção e Fomento dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia em Alagoas, foi aprovado na quarta-feira, 19, durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa.