app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN26052021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 26/05/2021 - Matéria atualizada em 26/05/2021 às 04h00

O projeto do governo do estado que prevê o alívio da cobrança de 14% do ALPrevidência para quem ganha apenas acima do teto do INSS e que vai além de um pouco mais de R$ 6 mil, certamente será bastante discutido quando for apreciado pela Assembleia Legislativa, que terá que dar o seu aval para que a matéria seja sancionada pelo Palácio República dos Palmares.

O que se tem questionado neste momento é sobre a metodologia que será utilizada pelo governo que, ao invés de se proceder um escalonamento para se fazer justiça a quem ganha menos, prioriza, a princípio, somente um segmento de servidores públicos. Mesmo que seja uma matéria emergencial, não custa nada os deputados encontrarem um denominador comum para que ninguém saia prejudicado.


Jogada política

Logo depois que tomou conhecimento de que a Prefeitura de Maceió iria cobrar sua parte na Justiça sobre a venda da Casal, o governador preferiu se antecipar e anunciar que iria investir R$ 4,5 bilhões nos quatorze municípios que integram a região metropolitana. Achou pouco e disse que quer universalizar a distribuição de água, o que contemplará todas as regiões com problemas de abastecimento.


Mais promessas

Como já antecipou a campanha de 2022, o governador Renan Filho está na fase de prometer, prometer e depois ver o que pode fazer. Além de uma ação no abastecimento d’água para os municípios que sofrem com o problema, anuncia outros benefícios que certamente não serão cumpridos até o término de seu mandato.


Desconforto

Durante a reunião da CPI da Pandemia, o senador Marcos Rogério (RO) deixou desconcertados senadores da oposição, inclusive o relator Renan Calheiros (MDB), quando divulgou informações de que Alagoas, através da Secretaria de Saúde, utilizava como protocolo para combate aos efeitos da Covid-19 o uso da Cloroquina e Hidroxicloroquina.


Tratamento

Na sua participação na CPI, o senador Marcos Rogério diz ainda que “o protocolo vigente em Alagoas estabelece tratamento precoce e prevê também o uso de cloroquina e hidroxicloroquina, medicamentos específicos para os primeiros cinco dias da doença e para as demais fases”.


Absurdo

O deputado Cabo Bebeto (PTC) fez uma denúncia grave durante sessão na Assembleia Legislativa, de que portadores de diabetes estariam fazendo uso de insulina com prazo de validade vencido ou a vencer. Este insumo, diz o deputado, é de inteira responsabilidade do governo do Estado que, assim, penaliza milhares de pacientes que dependem do medicamento para sobreviverem.


Faça o que digo...

Até o filho do presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, observou o comportamento do governador Renan Filho em encontros no Norte do estado durante o dia de ontem, quando provocou aglomerações sob a alegação de levar projetos para a população daquela região. Contrariando seu próprio decreto e exigindo punições para quem não cumprir, Renan Filho, olhem só, estava sem máscaras.


Mais aperto

Até ontem à noite estava praticamente definido que o governo do Estado, no novo decreto, estaria propenso ao fechamento das praias e praças durante os finais de semana, numa maneira de não atingir os setores produtivos já bastante penalizados com as últimas medidas postas em prática. O alerta de novas medidas restritivas está sendo orientado pela área de Saúde do estado, para evitar o avanço da pandemia.

Mais matérias
desta edição