Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN27052021
.

A nota destoante da renovação do decreto com as medidas restritivas foi deixar de fora, mais uma vez, o setor de eventos, cujos trabalhadores, prejudicados, estão comendo o pão que o diabo amassou, mesmo se dispondo a cumprir todas as regras estabelecidas pelas autoridades sanitárias.
Paralelamente, Renan Filho, na última terça-feira, fazendo exatamente o contrário do que tem pregado nas redes sociais e na imprensa de um modo geral, participou de um rega-bofe político com dezenas de pessoas, em que todos estavam sem máscaras, inclusive o próprio governador. Dois pesos e duas medidas.
NECESSIDADE
Os comentários de que estaria por vir a terceira onda da Covid-19, quando nem a segunda terminou, põe em alerta as autoridades de saúde que trabalham para evitar o colapso das ocupações hospitalares, o que se tem presenciado em Alagoas. Por isso mesmo a renovação por mais sete dias da Fase Vermelha, embora as medidas restritivas não tenham sido levadas a sério até agora.
INEFICIENTE
A falta de fiscalização sobre a obrigatoriedade de se usar máscaras em locais públicos é uma situação recorrente pelas ruas da cidade. Quando muito, parte da população atende às exigências das lojas e supermercados, mas, no geral, falta muito ainda para se cumprir com as normas estabelecidas pelo decreto governamental.
CONTRIBUIÇÃO
Para médicos infectologistas, a exemplo de Fernando Maia, a flexibilização e o desrespeito às regras contribuem sobremaneira para o alastramento das doenças, congestionando pequenas unidades de saúde e mesmo hospitais de grande porte.
ENDURECIMENTO
Se continuar a evolução de infecções e subir o número de óbitos, o governo não terá alternativa a não ser endurecer ainda mais as medidas restritivas, o que pode acontecer antes do prazo de sete dias.
DE FORA
Mesmo que o Estado tenha levado o calote de cerca de R$ 5 milhões na compra de respiradores adquiridos e não entregues e que envolveu também o Consórcio Nordeste, o caso não foi levado em consideração pelos órgãos de fiscalização.
DE FORA 2
Pelo menos até agora Renan Filho está fora da convocação feita pelo CPI, que deverá ouvir nos próximos dias os governadores Wilson Lima, do Amazonas, Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, Marcos Rocha, de Rondônia, Carlos Moisés de Santa Catarina, Wellington Dias, do Piauí, Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, Waldez Goes, Amapá, Heldeer Barbalho, do Pará, Antônio Denarium, de Roraima, Mauro Carlesse, Tocantins e ainda Wilson Witzel que foi governador do Rio.
DESENVOLVE
Durante a sessão de ontem, o deputado Cabo Bebeto (PTC) relatou reclamações de empreendedores que estão com dificuldade em conseguir crédito com a Desenvolve - Agência de Fomento de Alagoas. Ele pediu a todos que estiverem com os mesmos problemas que o procurem, pois vai se reunir com o diretor financeiro da instituição financeira, Eduardo Brasil, para tratar do assunto.
HOMENAGEM
A diretoria da OAB-AL, representada pelo seu presidente, Nivaldo Barbosa Júnior, homenageou ontem o deputado estadual Inácio Loiola (PDT) pelos relevantes serviços prestados à advocacia e à sociedade alagoana. O parlamentar estendeu a todos os advogados a homenagem recebida, lembrando que o advogado é também professor e desempenha este papel não apenas ouvindo seu cliente, mas exercendo sua função de forma humana e social.
» A edição extraordinária do Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (26) traz a nomeação de 64 novos servidores que participarão do quadro municipal de ensino da capital.
» Os convocados foram aprovados no último concurso público realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).
» A Prefeitura de Maceió e o Banco do Nordeste (BNB) anunciaram uma linha de crédito de R$ 35 milhões para o setor de turismo.
» A linha de crédito anunciada será utilizada por micro, pequenos e médios empreendedores, que atuam no setor turístico e que tiveram suas atividades profissionais afetadas pela pandemia de Covid-19.