app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN01062021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 01/06/2021 - Matéria atualizada em 01/06/2021 às 04h00

Ao peticionarem junto ao Supremo Tribunal Federal pra não comparecerem à CPI do Covid nos próximos dias, 17 governadores, entre eles Renan Filho, alegam que a comissão não tem competência para convocar autoridades estaduais. Ora, se não têm o que temer, por que Renan Filho, no caso específico de Alagoas, não quer esclarecer fatos ainda obscuros nas investigações?

Como quem não deve não teme, é de se questionar por que os governadores entraram em bloco no STF para serem blindados com um salvo conduto, o que se faria desnecessário caso não tivessem, supostamente, que explicar algumas operações com recursos públicos que estão sendo colocadas em dúvidas.


OS RESPIRADORES

No caso de Alagoas, por exemplo, está completando um aninho de que foram comprados respiradores os quais nunca chegaram ao seu destino, causando um prejuízo, até agora, fora os juros e correção, de mais de R$ 5 milhões. Esses pontos, além de outros, é o que a CPI quer realmente descobrir.


DESACREDITADO

Exposto perante a opinião pública como um governador que não cumpre o seu próprio decreto aparecendo em reuniões políticas sem o uso de máscaras, Renan Filho diz uma coisa e faz outra. O caso do protocolo do uso da cloroquina para os hospitais públicos do Estado, é um deles, o que vem sendo combatido pela tropa de oposição da CPI.


PRESTANDO CONTAS

A tenente-coronel Camila Paiva, que ultimamente tem participado de atos políticos em Maceió contrariando o regulamento da corporação, vai ter que prestar contas ao Conselho de Segurança, que ontem aprovou, por unanimidade, abertura de procedimento para que a militar se explique sobre seu comportamento.


REVOLTA

Internautas, nos últimos dias, têm deitado e rolado nas críticas ao governador de Alagoas sobre o novo decreto, que restringe o trabalho do setor produtivo, enquanto ele faz rega-bofe no interior do Estado sem as devidas medidas de proteção.


INEFICAZ

A tão prometida ação de fiscalização pelo governo do Estado não passou de retórica. Enquanto estabelecimentos comerciais sofrem as consequências, os ônibus continuam superlotados contribuindo para a disseminação do coronavírus. O mesmo se pode dizer das feirinhas livres na grande Maceió, onde fiscalização simplesmente não existe.


NEM AÍ

Sem fiscalização e consequentemente punições, maior parte da população usa a máscara quando bem entende, principalmente nos locais de grandes aglomerações. Até agora não se viu a polícia atuar na prevenção sanitária, o que estimula os mais desavisados a atropelar o decreto governamental.


GRUPO PARALELO?

Esta é a conversa do grupo de oposição na CPI da Covid sobre suposta participação do Palácio do Planalto em decisões governamentais. Hoje, acreditam alguns senadores do PT, começa a se abrir a caixa-preta.


COVID

O número de pessoas infectadas com o novo coronavírus desde o início da pandemia chegou 16.545.554. Nas últimas 24 horas, foram registrados 30.434 casos de Covid-19. O País tem ainda 1.118.132 casos ativos, em acompanhamento.


COVID 2

Já o total de pessoas que não resistiram à covid-19 alcançou 462.791. Entre ontem e hoje, foram confirmadas 860 mortes resultantes da pandemia. Ontem, o número de óbitos estava em 461.931. Ainda há 3.799 falecimentos em investigação


» A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) abriu, nesta segunda-feira (31), cinco editais para ofertar um total de 3.319 vagas para discentes da própria instituição e para a comunidade.

» Os processos seletivos disponibilizados são para Reopção de curso, mudança de turno, reingresso, reintegração, transferência externa, portadores de Diplomas e segunda licenciatura.

» Para desobstruir o passeio público e destinar áreas específicas para comerciantes, a Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) inicia, nesta terça-feira (1º), o ordenamento do Centro de Maceió. Inicialmente, o trabalho vai se concentrar no entorno da Praça dos Palmares.

Mais matérias
desta edição