app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN02062021

.

Por Jorge Carlos | Edição do dia 02/06/2021 - Matéria atualizada em 02/06/2021 às 04h00

Os aposentados e pensionistas do Estado que ganham até R$ 6.433,57 aguardam impacientes que o governador Renan Filho envie para a Assembleia Legislativa o novo projeto que corrige distorções e que massacraram estas duas categorias durante pelo menos um ano, abocanhando dos seus proventos nada mais do que 14% do Al-Previdência.

Mesmo com o afago que o chefe do Executivo estadual tem feito nas últimas semanas para os sindicatos e associações que trombaram durante alguns anos na reivindicação de seus direitos, parece que, agora, depois do aval da Procuradoria Geral do Estado e da Secretaria da Fazenda, faltou tinta na caneta.

Basta sua excelência assinar o projeto e enviá-lo para a Assembleia, o que está parecendo uma coisa muito difícil.


PROGRAMADO

Quem circula nos bastidores do Palácio República dos Palmares comenta que foi mesmo de propósito que o governo estabeleceu parâmetros cruéis nos descontos do Al-Previdência para, exatamente faltando um ano para as eleições, encontrar uma fórmula de resolver a situação.


EM CAMPANHA

Fazendo obras sem parar no interior, remendando o desconto do Al-Previdência e prometendo tudo aos prefeitos, o governador acha que esse é o caminho mais fácil para “comprar” consciências e fortalecê-lo para eleger seu sucessor nas eleições do próximo ano. Como se as representações populares não soubessem da jogada política.


PÉ NO FREIO

Os servidores da Polícia Militar terão um desconto diferenciado até quando for estabelecido parâmetros definidos para a categoria. Até lá, eles terão um desconto do AL-Previdência de 10%, ao contrário de 14%.


DEMAGOGIA

Para o deputado Cabo Bebeto, em pronunciamento ontem na Assembleia Legislativa, o posicionamento do governador Renan Filho ao criticar a realização da Copa América no Brasil é puro ato de demagogia. Para o deputado, é estranho que meses atrás o governador permitiu a realização de jogos do Campeonato Alagoano, Copa do Nordeste e a Copa do Brasil e em nenhum momento foi contra esses eventos.


ALIANÇA

A Aliança Comercial de Maceió elegeu sua nova diretoria nesta terça-feira, 1° de junho. A eleição ocorreu na sede histórica da instituição e a chapa vencedora com 66% dos votos válidos foi Aliança Comercial Forte e Presente, que tem como presidente Andreia Geraldo e Guido Junior como vice-presidente. A posse da nova diretoria acontecerá no dia 1° de julho.


RETORNO

A liminar que afastou o comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), tenente-coronel Everaldo Liziário dos Santos Júnior, de seu posto, foi derrubada pelo desembargador Tutmés Airan, do Tribunal de Justiça de Alagoas. O magistrado determinou o retorno, de maneira imediata, do comandante ao cargo. Liziário tinha sido afastado por determinação do juiz José Cavalcante Manso Neto, no final da semana passada, para que o Comando da Polícia Militar de Alagoas investigasse uma possível prática de crime militar.


DROGAS

Com a presença de 17 parlamentares, o plenário da Assembleia Legislativa deliberou e apreciou 15 processos durante a sessão ordinária de ontem, com destaque para o projeto de lei que institui a Política Estadual Antidrogas, de autoria do deputado Galba Novaes. A matéria tem por objetivo executar ações de prevenção, atenção, reabilitação psicossocial e reinserção social de usuários de álcool e outras drogas, especialmente aqueles que se encontrem em situação de risco físico e social. A proposta foi aprovada em segundo turno e segue para sanção governamental.


» O Inep informou ontem que a versão digital do Enem deste ano ofertará 101.100 vagas e terá novos recursos disponíveis como prova ampliada, prova superampliada, prova com contraste e locais de prova com acessibilidade para pessoas com deficiência.

» Na segunda-feira, o Inep anunciou a realização das provas do Enem 2021 para os dias 21 e 28 de novembro

» O atendimento nos postos da Semec das Centrais Já! instaladas no Maceió Shopping, Parque Shopping e Pátio terão suas atividades suspensas até segunda-feira (7).

» Para quem tem atendimentos marcados entre os dias 28 de maio e 4 de junho, novas datas e horários poderão ser agendados a partir de 7 de junho.

Mais matérias
desta edição