app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN17062021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 17/06/2021 - Matéria atualizada em 17/06/2021 às 04h00

A utilização da máquina pública em benefício próprio ou de outrem caracteriza improbidade administrativa e, como tal, o gestor deve arcar com suas responsabilidades podendo até perder suas funções para a qual foi designado e ser processado também por desvio de conduta. É o caso explícito do governador Renan Filho, o qual, mesmo sabendo da vacância da Vice-Governadoria, tem utilizado de forma indevida sua autoridade para fazer nomeações de apadrinhados para se beneficiar politicamente, além de criar outras despesas para o Estado.

Na situação atual, mesmo que a Vice-Governadoria só exista no papel, com o mato crescendo na porta do prédio alugado que o governo diz ter devolvido aos seus donos, o chefe do Executivo pouco se importa de ferir gravemente a legislação, contando que ampare correligionários para não fazerem absolutamente nada.


CONFISSÃO

O governo, sentindo-se pressionado pela Assembleia Legislativa, argumenta que a Vice-Governadoria é um órgão da administração direta e, mesmo que não haja vice-governador, não anula a função finalística do órgão. Não explica, porém, que sem o seu titular alçado a prefeito de Arapiraca, a estrutura do órgão auxiliar continua inchada, sem motivo aparente. Ou seja, é uma confissão tácita de que o governo tem usado a instituição para projetos pessoais do seu chefe maior.


GABINETE FANTASMA

Ontem, o deputado Davi Maia, do DEM, não deixou por menos. Durante a sessão acusou o governo de contratar serviços de locação de veículos para uma Vice-Governadoria que não existe, sangrando o erário em mais de R$ 10 mil por mês.


“ESTOU FORA”

O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, que durante muitos anos exerceu o cargo de vice-governador, fez questão de ressaltar nas redes sociais que repercutiram o fato que “é importante salientar que nenhum dos nomes tem minha indicação. Nenhum”, disparou.


CONVERSA FIADA

Se não existe mais a Vice-Governadoria, quais mesmo as funções administrativas da estrutura de um órgão “fantasma”, sem função aparente? É um caso para ser desvendado pelo Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado, que têm a obrigação de zelar pela boa prática da administração pública


ALERTA

Mais um aviso meteorológico foi emitido pela Semarh na manhã de ontem, alertando para chuvas de intensidade moderada com algumas pancadas intensas, para o Litoral e a Zona da Mata de Alagoas, com atenção especial para a parte norte das duas regiões. Ainda segundo os meteorologistas da secretaria, as condições favoráveis a esses volumes de chuvas podem se estender até amanhã e gerar acumulados em pontos isolados das regiões citadas. Também há o risco moderado de movimentação de massas em áreas de encosta, devido à saturação do solo e pequenos alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana.


COVID

O Brasil registrou 2.673 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando nesta quarta-feira (16) 493.837 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 2.007 --voltando a bater a marca de 2 mil pela 1ª vez desde o dia 10 de maio. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +8% e indica tendência de estabilidade nos óbitos decorrentes do vírus.


COVID

É o 29º dia seguido de estabilidade na comparação com duas semanas atrás. Isso significa que o ritmo atual das mortes por Covid tem se assemelhado mais a um platô do que a uma queda ou a um aumento na curva, e isso em patamar bastante elevado.


» Em seu oitavo destino, o ônibus da vacina estará, nesta quinta-feira (16), no Residencial Maceió I, no conjunto Eustáquio Gomes, localizado no bairro Cidade Universitária, na parte alta de Maceió. O ponto atenderá das 9h às 16h.

» A unidade móvel aplica apenas a primeira dose dos imunizantes contra a Covid-19. Além disso, não é preciso agendas, porém o número de fichas entregues pelos profissionais de saúde é pequeno.

» O Brasil receberá 15 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 em julho. Segundo o Ministério da Saúde, esse número representa um acréscimo de sete milhões de doses em relação à previsão inicial, de oito milhões de doses.

Mais matérias
desta edição