Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN23062021
.

Em época de vagas magras, o prefeito de Maceió decidiu vetar o aumento do duodécimo da Câmara de Vereadores, que deveria ser acrescido em mais de R$ 3 milhões mensais. Argumentando a existência de novas despesas, mesmo assim a Câmara não conseguiu convencer o prefeito JHC, que tem apertado o cinto nos últimos meses para atravessar a fase mais crítica da administração, com um deficit estimado em cerca de R$ 300 milhões.
Se a decisão de vetar o duodécimo agradou ou não aos vereadores, em especial a Mesa Diretora, pouco importa ao Executivo, que tem trabalhado duro para equilibrar as finanças da prefeitura da capital.
FAÇA O QUE DIGO...
O deputado Davi Maia considerou, na sessão de ontem na Assembleia, um contrassenso do governador Renan Filho, em que ele fecha estabelecimentos comerciais, emite toque de recolher, mas, nas suas andanças pelo interior do estado, faz aglomerações, ao contrário do que prega nas suas entrevistas e redes sociais.
SÓ VENDO
A promessa do governador Renan Filho, na semana passada, de que praticamente deve dobrar o salário dos professores futuramente foi recebida com certo ceticismo pela categoria, cansada de esperar a boa vontade dos governantes há muitos anos.
RESPIRADORES
Com a pandemia não dando trégua e os hospitais públicos do Estado chegando à capacidade máxima de internações, bem que os respiradores comprados a peso de ouro pelo governo e que nunca chegaram a Alagoas estão fazendo uma grande falta.
ÀS TRAÇAS
Os constantes arrombamentos registrados nas escolas do Cepa por marginais demonstram a indiferença do governo com um dos maiores centros educacionais do Nordeste. Para voltarem a funcionar será preciso comprar portas, janelas, ar-condicionado e outros utensílios indispensáveis. De pé mesmo, por enquanto, as paredes e o telhado.
AUSÊNCIA DE POLICIAMENTO
Na região do Farol, exatamente na área onde fica localizado o Cepa, a população cansou de reclamar a presença da polícia. As poucas rondas que são feitas não são suficientes para afastar a bandidagem da região.
CONTRA O TEMPO
O afundamento dos bairros atingidos pela mineração da Braskem fatalmente inviabilizará, em breve, a conhecida Ladeira do Calmon, complicando ainda mais o tráfego que já é complicado na região. Até agora, ao que se sabe, nenhuma alternativa concreta para a solução do problema.
POSSE
O jurista Eduardo Campos Lopes tomou posse, na segunda-feira para seu segundo biênio como desembargador eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). A solenidade de posse aconteceu de forma híbrida, com os integrantes do Pleno do TRE de Alagoas reunidos virtualmente e o presidente da Corte, desembargador Otávio Leão Praxedes, coordenando a sessão do gabinete da Presidência, onde também estava o desembargador Eduardo Campos Lopes, sua esposa e filhos, os juízes auxiliares do TRE e alguns convidados.
COVID
O Brasil ultrapassou a marca de 18 milhões de pessoas infectadas desde o início da pandemia de Covid-19. Nas últimas 24 horas, foram registrados 87.822 novos casos da doença. Com isso, o total de pessoas que pegaram a doença chegou a 18.054.653. O País tem ainda 1.161.089 casos ativos, em acompanhamento. A quantidade de pessoas que sucumbiram à pandemia chegou a 504.717. Nas últimas 24 horas, foram registradas 2.131 novas mortes por Covid-19. Ainda há 3.708 óbitos em investigação
» O prazo para a realização do alistamento militar regular em 2021 para jovens do sexo masculino que completam 18 anos até 31 de dezembro acaba no próximo dia 30 de junho. A data é a mesma para a Marinha, o Exército e a Aeronáutica.
» A Justiça determinou que o comércio de Maceió continue funcionando durante os dias 24 e 29 de junho, quando são comemorados os dias de São João e São Pedro.
» O juiz Luiz Jackson Miranda Júnior, da 5ª Vara do Trabalho de Maceió, analisando pedido de tutela de urgência, formulado pela Associação Comercial de Maceió, declarou que as datas não são feriados oficiais para iniciativa privada.