Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN25062021
.

O anúncio da construção da rodovia que ligará a Barra de Santo Antônio a Barra do Camaragibe feito pelo governador Renan Filho, na semana passada, despertou a curiosidade da população.
Em vez de concentrar todos os esforços na duplicação da AL-101 Norte, que anda a passos de tartaruga, por que o governo passa a carroça na frente dos bois? O mais sensato seria apressar os trabalhos da duplicação para depois cuidar das estradas vicinais. Para observadores políticos, essa estrada de 13 quilômetros de extensão, com um custo estimado em cerca de R$ 21 milhões, certamente vai beneficiar, antes do turismo, empresários que constroem loteamentos na região, além de outros empreendimentos de grande porte.
Na prática, a duplicação da AL-101 Norte seria a obra mais importante, porque traria o desenvolvimento imediato entre Maceió e Maragogi.
PARA ILUDIR
A justificativa de encurtar distância e fomentar o desenvolvimento da Rota Ecológica de Milagres não passa de uma maneira de encobrir os reais objetivos da construção da rodovia, que deverá estar pronta em um ano em detrimento da duplicação da AL-101 Norte.
PREÇO AVILTADO
Quem pensava em adquirir um terreno na região onde passará a nova estrada para Barra do Camaragibe, ou tem muito dinheiro ou pode tirar o cavalinho da chuva. Os preços dispararam nos últimos dias, embora grandes empresários já tenham, numa projeção visionária meses atrás, adquirido a maior parte do que restava da população nativa da região.
ARRISCANDO
O governo do Estado estima o retorno das aulas presenciais a partir de 16 de agosto, exatamente em um momento em que aumenta o número de infectados e também de mortes. Pela previsão das autoridades sanitárias, a pandemia pode apresentar novos avanços e, naturalmente, comprometer todo o planejamento.
LAVOU AS MÃOS
No último minuto do segundo tempo, o governo enviou o projeto que modifica o AL Previdência para a Assembleia Legislativa, retirando a cobrança de 15% para os que ganham até R$ 6.433,58 e deixou a bomba nas mãos dos deputados para que ele tenha efeito já a partir do mês de junho. Ou seja, às pressas, ele deve ser aprovado sem a opinião dos deputados, que lutam para não prejudicar aposentados e pensionistas.
INJUSTIÇA
Para a deputada Jó Pereira, não devolver o que foi retirado dos aposentados e pensionistas é uma injustiça. E diz que a iniciativa deveria partir do Palácio República dos Palmares, para que o projeto fosse apreciado na Assembleia Legislativa.
VACINA
Das doses de vacinas contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde para Alagoas, 1.404.237 já foram distribuídas para os 102 municípios, de acordo com a Sesau. Até agora, o MS já mandou 1.866.870 para o Estado. Foram aplicadas 551.708 doses da CoronaVac, 606.372 da AstraZeneca e 102.314 da Pfizer. No total, das 1.260.394 doses de vacinas aplicadas no Estado, 923.733 correspondem à primeira dose, enquanto 336.661 alagoanos já finalizaram o ciclo vacinal, recebendo as duas doses.
COVID
Desde o início da pandemia, 18.243.483 pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus (covid-19). Nas últimas 24 horas, foram registrados 73.602 novos casos. Na quarta-feira (23), o painel de dados da pandemia marcava 18.169.881 casos acumulados. O País tem ainda 1.222.641 casos ativos, em acompanhamento. Já a soma de vidas perdidas para a pandemia alcançou 509.141. Entre ontem e hoje (24), foram registradas 2.032 novas mortes por Covid-19. Ainda há 3.611 óbitos em investigação.
» A Capitania dos Portos de Alagoas emitiu ontem alerta sobre a possibilidade de ressaca no litoral alagoano, com formação de ondas de até 2,5 m de altura, a partir de hoje até a noite de domingo.
» A Marinha recomenda aos donos de embarcações de pequeno porte que evitem navegar no mar nesses dias, e para as outras embarcações que tenham redobrada atenção quanto ao material de salvatagem, estado dos motores e casco e equipamentos de segurança..
» A Prefeitura de Marechal Deodoro ampliou os horários de funcionamento de bares e restaurantes e liberado o acesso à praias, rios e lagoas. A medida vale a partir de hoje.