loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 06/03/2025 | Ano | Nº 5916
Maceió, AL
26° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN01072021

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Vai depender de um esforço concentrado da Assembleia Legislativa, no dia de hoje, para que seja apreciada a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, sem a qual o governo não tem previsão de quanto pode e quanto gastar no segundo semestre deste ano.

Se a LDO for votada como pretende os parlamentares, a Assembleia Legislativa entrar em seguida em recesso para as férias regulamentares. Se não ocorrer por uma coisa ou outa, a Assembleia suspenderá o recesso até a lei ser votada.

Durante todo o dia de ontem o presidente da Assembleia, Marcelo Victor, ajustou com as lideranças as medidas a serem tomadas e praticamente acertaram que a LDO entra em pauta para que não haja solução de continuidade.

LUTO

Morreu ontem, em Brasília, vítima de Covid, o alagoano José Abílio Dantas, funcionário aposentado do Banco do Brasil. Na década de 1980, ocupou a subchefia da Casa Civil do governo de Alagoas durante a gestão do governador Fernando Collor e depois chegou a assumir a vice-presidência nacional da Legião Brasileira de Assistência (LBA). Acabou se radicando em Brasília, onde se aposentou pelo Banco do Brasil e entrou no ramo do agronegócio. DESCONTO ADIADO Mesmo os deputados votando em segundo turno sobre os descontos do AL Previdência, não haveria tempo suficiente para ser implantada na folha salarial de junho, o que somente deverá ocorrer na folha de julho próximo. Operacionalmente, pode até o pagamento sair com o desconto, nas haveria uma folha suplementar, repondo na conta dos isentos a diferença.

GARANTIA

A tranquilidade, porém, fica, além do compromisso firmado pelo governo, de uma emenda do deputado Bruno Toledo, que garante a isenção a partir do mês de junho.

BLOQUEIO

Já se tornou recorrente o bloqueio da BR-101 pelas comunidades que residem na região que protestam sobre o Projeto de Lei 490 que supostamente inviabilizaria demarcações nas terras indígenas. O trânsito, ontem ficou caótico durante algumas horas e precisou da intervenção da Polícia Rodoviária Federal para desobstruir o trecho próximo à cidade de Joaquim Gomes.

MAIS VACINAS

O Ministério da Saúde (MS) enviou para Alagoas, no final da tarde desta quarta-feira (30), mais 25.750 doses da vacina AstraZeneca para combate à Covid-19. O estado ainda deve receber 15.210 doses do imunizante da Pfizer, conforme o cronograma do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

GOLPE

O jornalista alagoano Guilherme Carvalho Filho denunciou ontem que foi vítima de um golpe após negociar um aparelho celular por meio da plataforma de vendas OLX. O comunicador conta que localizou um aparelho por R$ 2.200 e iniciou a conversa com o suposto vendedor. O golpista se passou por um tenente do Exército e disse que prestava serviços em Delmiro Gouveia e enviou a Guilherme fotos do aparelho e fotos pessoais. O jornalista fez a transferência do dinheiro para a conta informada e depois perdeu contato com o golpista.

COVID

A média móvel diária de mortes por Covid-19 no Brasil caiu pela 11ª vez consecutiva nesta quarta-feira (30/6) e chegou a 1.565. É o menor número desde 8 de março deste ano. Em relação ao verificado há 14 dias, houve queda de 21,6%, sinalizando desaceleração nas mortes registradas. Foram 2.081 mortes e 43.836 novos infectados registrados nas últimas 24 horas em todo o País. No total, o Brasil já perdeu 518.066 vidas para a doença e computou 18.557.141 casos de contaminação.

» A Justiça do Trabalho em Alagoas implantou hoje o "Juízo 100% Digital" em todas as unidades judiciárias da 19ª Região.

» A escolha por esse procedimento, que implica a prática de atos processuais exclusivamente por meio eletrônico e remoto, é facultativa e será exercida pelo demandante no momento da distribuição da ação, podendo o demandado opor-se em até cinco dias úteis contados do recebimento da primeira notificação

» O MEC lançou ontem o Sistema Online de Recursos para a Alfabetização, o Sora. A plataforma foi desenvolvida para apoiar professores e trabalhadores no planejamento e execução de atividades de ensino para alunos que estão aprendendo a ler e escrever.

Relacionadas