FATOS & NOTÍCIAS
Confira os destaques da política alagoana #FN03072021
.

Deve ficar para o reinício dos trabalhos legislativos, a partir de agosto, a provável convocação do superintendente da Vice-Governadoria, José Carlos Gomes, para que ele possa explicar aos deputados a real importância do órgão depois de perder o seu titular, Luciano Barbosa, para a prefeitura de Arapiraca. Como ainda existem cargos, carros locados e outras despesas na instituição que ficaram supostamente sem sentido de existir, talvez o superintendente possa esclarecer alguns pontos que ainda estão na obscuridade, como deseja o deputado Davi Maia, do Democratas.
Como a resposta do governo sobre a Vice-Governadoria ainda não foi digerida pela oposição na Assembleia Legislativa, com certeza o assunto voltará à baila com força, principalmente depois que o Ministério Público demonstrou depois de alguns dias o interesse de abrir procedimentos de investigação.
NEGÓCIO DA CHINA
Para se livrar de um débito que beira os R$ 800 milhões, a Casal, devidamente orientada, resolveu que o Estado assumisse esse presente de grego. Em linhas gerais quem deve pagar tudo isso é quem assumir o próximo governo.
SEM PRIORIDADE
Como o segmento produtivo que engloba vendedores ambulantes, pequenos empresários e afins são os mais prejudicados, ainda não se observou nenhuma iniciativa prática e eficiente do Estado para atender essa comunidade. Apenas a abertura de pequenos financiamentos pela Desenvolve não resolve a situação de aflição aos mais atingidos pelas medidas de restrição decretadas pelo governo.
OBRAS POLÍTICAS
Enquanto a classe menos favorecida sofre as consequências da pandemia, o governo aperta o pé no acelerador na construção de estradas, Cisps e hospitais, alguns colocados em funcionamento com algumas deficiências técnicas.
NADA FEITO
Os deputados decidiram, na última quinta-feira, aprovar o fim da cobrança dos 14% para servidores aposentados e pensionistas, mas a bancada governista colocou um pé atrás na devolução solicitada por mais de 34 mil trabalhadores. Eles alimentavam a esperança de que o governo devolvesse o que lhes foi retirado injustamente no AL Previdência durante mais de um ano.
RETALIAÇÃO
Para o deputado Davi Maia, uma ação do estado no Supremo Tribunal Federal questionando a Proposta de Emenda Constitucional proibindo a participação da Assembleia Legislativa na composição dos conselhos estaduais é uma maneira de o Executivo querer esconder alguma coisa. Segundo o deputado, isso é reflexo da decisão da 17ª Vara da Fazenda Pública, que restabeleceu a informação no Portal da Transparência do governo com valores gastos com publicidade e propaganda durante todo este período de pandemia.
APREENSÃO
A dúvida sobre a eficácia e efeitos colaterais contra algumas vacinas disponíveis para a população tem causado muita apreensão, que comenta o assunto principalmente nas redes sociais. Se existe alguma vacina que não tenha atendido a expectativa, cabe ao Ministério da Saúde vir a público prestar os esclarecimentos necessários, o que não fez até o momento.
REFORÇO
O que se espera, caso haja realmente veracidade nas notícias que circulam por aí, é que os já vacinados possam receber mais um reforço do imunizante para garantir a eficácia contra a Covid-19. Por enquanto, só mesmo dúvidas. Agora surgiu a suspeita de que 300 doses da Astrazeneca tenham sido aplicadas em Alagoas fora do prazo de validade.
» Autoridades sanitárias informam que a vacina fora do prazo de validade não ocasiona problemas, mas a dose deve ser repetida. As pessoas esperam uma manifestação do Ministério da Saúde.
» Para alguns advogados, quem tomou a vacina vencida pode acionar o estado com uma ação indenizatória. É a responsabilidade objetiva e direta.
» Enquanto existe essa dúvida, os casos de infecções e mortes pela Covid não param de crescer, embora os hospitais tenham registrado uma menor ocupação na área de UTI.
» O acerto entre o governo de Alagoas e a BRK Ambiental sobre a venda da Casal parece que vai dar mais problemas num futuro bem próximo.