loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 10/07/2025 | Ano | Nº 6006
Maceió, AL
22° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

FATOS & NOTÍCIAS

Confira os destaques da política alagoana #FN07072021

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A Assembleia Legislativa entrou em recesso ontem depois da aprovação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária e só volta a se reunir no próximo dia 3 de agosto, tendo em pauta várias matérias polêmicas, a exemplo da convocação do secretário do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, para que ele explique o calote que foi dado ao estado de Alagoas na compra dos respiradores.

Outras demandas também estarão na ordem do dia, como a discussão para sensibilizar o governo do Estado a devolver o que foi descontado injustamente dos servidores públicos através do AL Previdência e a utilização indevida do Fecoep, que, até agora, sem projetos específicos e definidos, não cumpriu com seus reais objetivos para o combate à pobreza.

PAGANDO PRA VER

Na elaboração da peça orçamentária para o próximo ano, o governo do Estado estabeleceu como prioridade a segurança pública, saneamento básico e, como das outras vezes, a assistência social como o combate à pobreza, miséria e inclusão social. Na prática, a situação é completamente diferente, como assinalam deputados com posições independentes na Casa de Tavares Bastos.

ALTO NÍVEL

O ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça, será um dos palestrantes do evento Summer School Siena, na sua 7ª Edição que está sendo realizado em Siena, na Itália, dirigido especialmente para os alunos do Mestrado e Doutorado da Fadisp e do Mestrado em Direito Constitucional Econômico do Unialfa.

DIREITO CONTEMPORÂNEO

Entre outros mestres do Direito internacional, o presidente do STJ, alagoano Humberto Martins, discorrerá, em uma das conferências, sobre o Acesso À Justiça no Direito Contemporâneo. O curso, dividido em dois módulos durante o período de 5 a 12 de julho, consiste em uma palestra na primeira parte da aula, enquanto a segunda será dedicada a discussões entre os alunos com o professor.

AMPLO CONHECIMENTO

O objetivo do curso, onde o ministro Humberto Martins está inserido para proferir uma das mais importantes conferências, é apresentar as principais questões levantadas pela globalização do direito e pela comunicação transjudicial, com foco nos sistemas Europeu e Latino-Americano.

UTILIDADE PÚBLICA

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama faz um alerta para as mulheres que tomaram vacina contra a Covid ou vão tomar, que é prudente realizar exames de mamografia somente após duas ou quatro semanas. Nesse período é comum aparecerem reações adversas, o que pode levar a um falso diagnóstico. A mastologista Maira Calfelli diz ainda que a vacinação contra a Covid não causa câncer de mama e as notícias que circulam nas redes sociais são falsas.

SEM ALTERAÇÃO

Fontes palacianas informam que o novo decreto a ser divulgado esta semana não deverá trazer modificações sobre o distanciamento social. Embora o número de mortes e de infectados continuem elevado, nenhuma alteração à vista. Apenas o setor de eventos poderá ter uma maior flexibilidade, já que é um segmento que vem sendo afetado diretamente pelo último decreto governamental.

RESULTADOS

O presidente da Assembleia Legislativa Estadual, deputado Marcelo Victor, durante o encerramento do período legislativo, destacou o trabalho da instituição com a aprovação de mais de 300 matérias de interesse público, especialmente no que diz respeito ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Para Victor, foi um período de muito produtividade do legislativo.

» A Câmara de Maceió começou a discutir para saber quem é o grande responsável pela buraqueira infernal que se encontra cidade de Maceió

» Além de um planejamento mais ordenado, os vereadores alertam para serviços de saneamento realizado por instituições estaduais e que nem sempre são feitos de acordo com as normas vigentes. » As autoridades de saúde registraram, em 24 horas, 1.780 novas mortes em decorrência da Covid-19 e 62.504 novos casos da doença.

» Com as novas mortes, desde o início da pandemia, o total de pessoas que morreram de Covid-19 no Brasil chegou a 526.892 e o número de casos chegou a 18.855.015.

Relacionadas