FATOS & NOTÍCIAS
Confira os destaques da política alagoana #FN08072021
.

O governo armou com paciência o bote e aprovou, ao apagar das luzes na última sessão da Assembleia Legislativa, mais um pacote de empréstimos na ordem de US$ 150 milhões, o que corresponde mais ou menos a R$ 850 milhões.
Os empréstimos, com carência, devem ser pagos somente no próximo governo, os quais, naturalmente, endividarão o Estado ainda mais. Uma forma nada republicana de tornar a vida do próximo governante um inferno, se considerar os inúmeros compromissos já assumidos desde o primeiro mandato de Renan Filho.
Sem se preocupar com o custo das operações e como não irá pagar nem um tostão dos empréstimos milionários feitos com instituições nacionais e internacionais, o governo de Renan Filho atola o estado em mais um pendura, sob a alegação de utilizar os recursos para o Programa Profisco II. Como são ações que não se percebem a olhos vistos, a população está muito longe de fazer uma avaliação criteriosa dos recursos que supostamente serão investidos no programa da Secretaria da Fazenda.
DEVER DE CASA
A bancada governista na Assembleia Legislativa, que trabalhou contra a restituição dos descontos do AL Previdência dos aposentados e pensionistas, fez, mais uma vez, o dever de casa, aprovando a contratação de empréstimos solicitados pelo governo. As insatisfações de parte da bancada durante o a última legislatura, parecem que já foram resolvidas entre as partes.
ÁREA DE RISCO
Projetada para voltar às aulas presenciais no Estado no dia 16 de agosto, a Secretaria de Educação aposta na redução de mortes e infecções provocadas pela Covid-19 e na imunização de todos os seus servidores. Esse, entretanto, não é um parâmetro preciso, principalmente pelas estatísticas constantes que são realizadas pela Universidade Federal de Alagoas, que mostram um quadro ainda muito perigoso.
COBRANÇA
Como sempre esquecido dos servidores públicos, o governo do Estado está sendo cobrado pelos profissionais do Samu para que seja implantado o Plano de Cargos e Carreiras. Numa manifestação feita ontem pela manhã, os trabalhadores pedem também o pagamento da gratificação que foi retirada nesta pandemia e melhores condições de trabalho.
DESCASO
A falta de manutenção dos veículos utilizados pelo Samu, indispensáveis aos atendimentos de urgência, também é pauta dos servidores, no qual o governo tem até agora tratado com indiferença um dos setores de maior importância para a população.
PROTESTO
Moradores do Pinheiro prometem fazer um grande protesto, hoje, bloqueando a Avenida Fernandes Lima das 8h às 14h. Eles estão insatisfeitos com os acordos propostos pela Braskem e aguardam, da parte do Ministério Público Federal, a revisão desses acordos. Em vídeo, o presidente da Associação dos Empreendedores do Pinheiro, Alexandre Sampaio, diz que faltam respostas para as demandas dos moradores, que precisaram deixar seus imóveis e, agora, estão recebendo propostas com valores bem abaixo do esperado. Segundo Sampaio, há 15 dias foi protocolado um pedido de mediação para rever o acordo com a mineradora e nada foi feito.
COVID
O Ministério da Saúde informou, nesta quarta-feira (7), que aproximadamente 3,4 milhões de pessoas no país estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada. O número foi divulgado durante evento de lançamento da campanha de incentivo à imunização contra o coronavírus. O número de pessoas infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia subiu para 18.909.037. Em 24 horas, foram registrados 54.022 novos casos de covid-19. Já a quantidade de pessoas que morreram chegou 528.540.
» O Hospital Geral do Estado (HGE) registrou 130 consultas na Central de Triagem para Covid-19 apenas nessa última terça-feira (6).
» Até o momento, o hospital tem ocupação de 60% dos leitos exclusivos para pacientes infectados pelo novo coronavírus na UTI. O relatório da Sesau ainda mostra o preenchimento de 60% dos Intermediários e 25% dos Clínicos.
» A partir de hoje, os arapiraquenses e rio larguenses de 36 ou mais já poderão ser imunizados contra a Covid-19. Em Arapiraca, os pontos de vacinação funcionam das 9h às 16h e estão localizados no Sesc Arapiraca, Drive Thru do Arapiraca Garden Shopping e no Ginásio da Escola Pedro Reis.