loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 07/07/2025 | Ano | Nº 6004
Maceió, AL
28° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

FATOS & NOTÍCIAS

Confira os destaques da política alagoana #FN14072021

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Muito embora já tenham morrido mais de 5.550 pessoas vítimas da Covid-19 em Alagoas e outras milhares infectadas, a redução ocorrida nos últimos dias indica que a pandemia deu uma recuada, mas que é necessário que a população entenda que o cuidado preventivo é muito importante neste período invernoso.

A continuar assim, o governo deve rever nos próximos dias o decreto que estabelece restrições e, aos poucos, flexibilizar os seus produtivos os mais prejudicados nesta época de pandemia. A tendência, pelo menos na expectativa das autoridades de saúde, que o Estado administre esta redução e que o número de óbitos se reduza cada vez mais. A fiscalização do Estado e municípios nos principais logradouros públicos deve continuar efetivamente, para evitar grandes aglomerações e a possibilidade do vírus voltar a se disseminar entre a população.

PUNIÇÃO

A Associação dos Municípios de Alagoas prometeu punição para quem tentar “escolher” o tipo de vacina a tomar, mesmo que passe a ter grandes dificuldades de fiscalizar a medida tomada. A princípio, quem não quiser tomar a vacina por um ou outro motivo terá que se explicar e deverá ficar no fim da fila.

AGILIZAÇÃO

A normalização da vacinação contra a Covid, que nos últimos dias sentiu dificuldades de avançar, deve acontecer ainda esta semana, com novas remessas de vacinas pelo Ministério da Saúde. A prefeitura, desta forma, deve anunciar a vacinação de pessoas com menos de 37 anos, devendo alcançar esse patamar até o final da semana.

ONDA CRESCENTE

Nas ruas, nas filas em supermercados e nos bancos, é comum a discussão da população sobre a eficácia ou não de determinada vacina. Isso, além das redes sociais, tem contribuído para a rejeição de algum imunizante, mesmo que a literatura médica diga exatamente o contrário. Vacina boa, dizem os especialistas, é aquela que chega ao braço, seja qual for.

CERCO

Na contabilidade da Vigilância Sanitária de Maceió, de fevereiro a julho foram apreendidas mais de 26 toneladas de alimentos na periferia da cidade, com destaque para 16 toneladas de carne. Isso demonstra que a população tem que estar alerta para mais um golpe aplicado por comerciantes inescrupulosos que insistem em colocar em risco a saúde da população.

COBRANÇA

Como estava previsto, dezenas de entidades realizaram um ato simbólico contra a fome em frente ao Palácio República dos Palmares e cobraram medidas eficazes do governo para elaborar um plano emergencial para socorrer mais de 500 mil pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza. Elas exigem a utilização de recursos do Fecoep, que, vez por outra, são desviados para a realização de obras físicas no interior do Estado.

BOLSA ESCOLA

O programa Bolsa Escola Municipal (BEM) será lançado nesta quarta-feira (14), pela Prefeitura de Maceió, na Escola Municipal Kátia Assunção, no bairro do Jacintinho, às 9h. A iniciativa beneficiará 53 mil estudantes da rede municipal de ensino, pagando R$ 70,00 a R$ 100,00 às famílias, por meio do aplicativo Caixa Tem e da Conta Social Digital, para garantir renda aos alunos matriculados.

COVID

O Brasil conseguiu reduzir a taxa de contágio do novo coronavírus para o menor nível desde novembro. Segundo dados do último levantamento da Imperial College de Londres, no Reino Unido, a taxa de contágio do país nesta semana – que começou na segunda-feira, 12 – está em 0,88. Dentro da margem de erro, essa taxa pode variar entre 0,77 e 0,96, mas sempre abaixo de 1.

» A quantidade de pessoas que morreram em decorrência da covid-19 no Brasil subiu para 535.838. Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde confirmaram 1.605 novos óbitos.

» O número de casos acumulados desde o início da pandemia foi para 19.151.993. Entre segunda-feira e ontem, foram registradas 45.022 novas pessoas infectadas pelo coronavírus.

» O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou as datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021.

>> Pelo Twitter, ele informou que as provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital.

Relacionadas