FATOS & NOTÍCIAS
Confira os destaques da política alagoana #FN04082021
.

O entusiasmo na redução dos casos de Covid nos últimos dias, em Alagoas, está provocando um afrouxamento por parte de alguns segmentos da sociedade nos cuidados de proteção individual, o que, para as autoridades sanitárias, é um perigo iminente.
Com o anúncio de nova onda da variante Delta que já chegou a alguns países e estados brasileiros, nada melhor do que se prevenir ainda mais para que não se chegue novamente à área de risco. Prestes a atingir a Fase Verde, o estado precisa ficar atento à flexibilização de setores produtivos e fazer com que as atividades voltem paulatinamente, sem pressa, mas com absoluta segurança.
REDUZINDO
Ao apontar a redução de contaminação ao Covid, Alagoas atinge parcialmente a meta de combater a pandemia e passa a liderar o ranking nacional como o estado com menos infecções. Com a taxa abaixo de 1% é necessário que as pessoas continuem se protegendo com as medidas preventivas, principalmente praticando o distanciamento social, uso de máscaras e higienização.
AMPLIAÇÃO
O governo deve atender à demanda do setor de eventos e voltar a flexibilizar o negócio que foi afetado durante toda esta pandemia. Com a desaceleração do número de mortes e infectados pelo Covid-19, a área de eventos deve retornar com mais força, cumprindo as medidas de segurança adotadas pela área de saúde do Estado.
DIFICULDADES
Mesmo com o retorno das atividades de bares e restaurantes, a Associação dos Bares e Restaurantes pleiteia uma indenização para a categoria, levando-se em conta os movimentos contábeis das empresas. Com muitos empreendimentos fechados, o setor procura estabilizar a situação e voltar aos negócios rapidamente, esperando, contudo, o apoio do governo.
SESSÃO ESVAZIADA
Numa sessão sem muito entusiasmo e com a ausência de muitos deputados, a Assembleia Legislativa retornou ontem pela manhã às suas atividades no plenário. Esta semana as sessões deverão ser mais atrativas, principalmente pelas informações que circulam nos corredores da Casa, de que os deputados vão apertar a fiscalização nos gastos do governo, principalmente nos recursos federais para o combate à pandemia. Na mira, também, os milionários investimentos na construção de obras físicas.
IMPOSTO EXAGERADO
A redução da aplicação do ICMS em determinados produtos que venham reduzir as dificuldades enfrentadas na pandemia é o que pediu ontem o deputado Cabo Bebeto, justificando que a diminuição do imposto certamente fará aumentar o consumo e circular mais dinheiro na economia.
LEI ORÇAMENTÁRIA
Deputados na Assembleia Legislativa aguardam com grande expectativa o envio por parte do governo estadual da peça orçamentária, justamente aquela que estabelece parâmetros para investimentos e prioridades em algumas ações do governo.
DE VOLTA
A Câmara Municipal de Maceió também retornou ontem aos trabalhos e projeta muito esforço neste segundo semestre. Depois da Lei Orçamentária, que demorou bastante para ser aprovada, a Câmara volta os olhos para obras físicas e atendimento pela prefeitura aos bairros mais sofridos da periferia da capital.
DEFICIT
Alagoas tem um deficit de 84 defensores públicos, segundo o 2º Mapa das Defensorias Públicas Estaduais e Distrital no Brasil, lançado ontem. De acordo com os dados, Alagoas precisa ter 170 defensores públicos, praticamente o dobro dos atuais 87.
» O Ministério da Saúde vai enviar para Alagoas mais 51.930 doses de vacinas contra a Covid-19 hoje Da nova remessa, 18 mil doses correspondem ao imunizante CoronaVac, que desembarcam em Maceió às 10h20. As outras 33.930 doses são da Pfizer e chegam ao estado às 16h40.
» A média móvel de mortes diárias provocadas pela Covid-19 no Brasil chegou a 944 ontem, a menor desde 14 de janeiro, quando marcou 942.
» É o quarto dia seguido em que o indicador fica abaixo de mil mortes.
» Em comparação com verificado há duas semanas, houve variação de -19,4%, sinalizando desaceleração nos óbitos..