loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 18/07/2025 | Ano | Nº 6013
Maceió, AL
22° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN12082021

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Dizem especialistas em segurança pública que não existe crime insolúvel, apenas mal apurados, como é o caso do assassinato de Alapenha Cardoso Silvestre, abatido por dezenas de tiros em Delmiro Gouveia há 4 anos e 1 dia. Até agora nomeiam delegados, substituem delegados e, de prático, nada.

O crime de mando, com certeza engendrado nos subterrâneos da violência, até agora ninguém sabe e ninguém viu. Se houve motivação política por ter sido a vítima genro do ex-prefeito de Delmiro, Lula Cabeleira, é um mistério. Mas sabe-se, entretanto, que não dá pra entender que um crime ocorrido numa cidade do interior não tenha nenhuma pista a ser seguida.

SEM EXPLICAÇÃO

A polícia, que diz vir trabalhando durante vários anos, está literalmente sem saber como chegar aos assassinos, que praticamente metralharam o veículo que era conduzido por Alapenha. Câmeras de segurança, testemunhas e investigações não foram suficientes para se chegar a quem tinha interesse na morte de Alapenha.

MAIS UM

Pelo andar da carruagem, esse deverá ser mais um crime, entre tantos milhares, que ainda não foram apurados em Alagoas, que ficará impune, enquanto os bandidos comemoram e por certo arquitetam novos assassinatos.

AMEAÇA

Não é com a redução de mortes e infectados pela Covid-19 que o perigo da pandemia está afastado. Muito pelo contrário. Para o infectologista Fernando Maia, todos devem se preocupar, agora, com o avanço da variante Delta, considerada como mais ágil na contaminação das pessoas.

DESCASO

Mesmo que as equipes profissionais do Hospital Geral do Estado trabalhem incessantemente para dar conta das demandas naquela instituição, a estrutura do HGE, como sempre, deixa muito a desejar. São dezenas de pacientes à espera de serviços médicos, principalmente ortopédicos, sujeitos, no hospital, a risco de contaminações. Como sempre, a Secretaria de Saúde se mostra indiferente e nada de concreto é feito para garantir a saúde dos alagoanos.

NEGLIGÊNCIA

Os números de vacinação contra a Covid têm assustado as autoridades de saúde, com o que diz respeito às pessoas que até agora não procuraram os postos para tomar a segunda dose. São mais de 17 mil pessoas que, com certeza, colaboram negligentemente para a proliferação da doença. Se todos não cooperarem, a pandemia fica longe de acabar.

QUEDA

A média móvel de mortes diárias provocadas pela Covid-19 no Brasil caiu para 877,3 na segunda-feira (11/8), completando o 12º dia abaixo do patamar de mil falecimentos por dia. O indicador é o menor registrado desde 8 de janeiro deste ano. Em comparação com verificado há duas semanas houve variação de -17,9%, o que sinaliza desaceleração nos óbitos também pelo 12º dia seguido.

COMPENSAÇÃO

O Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação, criado pela Braskem para atender moradores, comerciantes e empresários dos bairros afetados pela atividade mineradora da empresa, pagou um total de 5.876 indenizações desde abril do ano passado. Do total de 8.298 propostas apresentadas até o momento, 28 foram rejeitadas pelos proprietários dos imóveis.

COMPENSAÇÃO

No total, há 14.402 imóveis identificados pela selagem do Programa. Desses, 3.530 apresentam pleitos relativos à atividade econômica (os demais são imóveis residenciais ou terrenos). Até o final de julho, 1.639 comerciantes e empresários já haviam recebido propostas e 958 tiveram a indenização paga.

» O prazo para o pré-cadastro dos mototaxistas que atuam em Maceió segue até o próximo dia 17. A SMTT realiza a ação em parceria com o Sindicato dos Mototaxistas e Motoboys do Estado de Alagoas (Simeal)

» Até o momento, 1.050 profissionais já realizaram o procedimento. O pré-cadastro é uma etapa para regulamentar o serviço de transporte público individual de passageiros na modalidade mototáxi, para os profissionais que atuam na capital.

» O município de Santa Luzia do Norte foi o primeiro município alagoano a atingir todas as faixas etárias da população a partir dos 18 anos na vacinação contra a Covid-19, ou seja, todos os adultos puderam se vacinar com a primeira dose do imunizante.

Relacionadas