Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN20082021
.

As prováveis candidaturas dos secretários Alexandre Ayres e Rafael Brito a deputado estadual têm causado desconforto até na bancada governista na Assembleia Legislativa, que acha uma concorrência desleal para as eleições do próximo ano.
Em duas pastas – Saúde e Educação – da maior visibilidade e de orçamentos superiores à maioria das outras secretarias, os deputados com mandatos comentam nos bastidores que o governador Renan Filho deve dar um basta no avanço dos dois servidores, para que o problema não reflita nas votações de interesse do governo daqui pra frente.
Além de utilizar a máquina do governo para promoção pessoal, os dois secretários avançam nas composições políticas em vários outros municípios, impedindo os outros candidatos de fazer uma projeção de campanha, mesmo faltando um pouco mais de um ano para as eleições
DESINCOMPATIBILIZAÇÃO
Mesmo se admitindo que a desincompatibilização dos cargos ocorra no mês de abril de 2022, o estrago já foi feito, confidenciam deputados. O freio nessa corrida terá, segundo eles, que ser dado imediatamente, caso contrário haverá, sim, retaliação nos assuntos de interesses do governador.
DE FORA
Como já não são mais concorrentes ao governo do Estado, já que não alcançaram os resultados esperados pelo governo, Alexandre Ayres e Rafael Brito já começaram sutilmente a campanha, que deve ferver a partir de agora.
RECADO
Nos bastidores, está clara a insatisfação do próprio grupo governista, que vê nas candidaturas dos chefes da Saúde e Educação uma maneira de se sobrepor aos demais candidatos, que tentam a todo o custo manter as suas bases de sustentação.
SEM MUDANÇAS
Por meio das redes sociais, o governo de Alagoas informou, na noite desta quinta-feira (19), que renovou o decreto de Distanciamento Social Controlado por mais sete dias sem fazer flexibilizações nas medidas atuais, deixando o estado na fase amarela.
SEM MUDANÇAS 2
Com a permanência das medidas, o estado continua com bares e restaurantes funcionando todos os dias da semana até a 0h. Depois deste horário, será permitido apenas o atendimento por meio dos serviços de entrega, inclusive por aplicativo, e na modalidade “pegue e leve”. Os segmentos do Comércio estão autorizados a abrir em seus horários normais. Os templos religiosos e igrejas podem funcionar com 50% da capacidade.
SEM MUDANÇAS 3
As academias, clubes e centros de ginásticas podem funcionar com 50% de capacidade, sendo permitidas aulas coletivas com, no máximo, 25 pessoas por turma. O transporte intermunicipal de passageiros e turístico poderá operar com 75% de sua capacidade; teatros, museus, parques temáticos, circos e cinemas, com 50%; e templos, igrejas e demais instituições religiosas também com 50% da capacidade.
VACINAS
Alagoas já aplicou 2.294.315 doses de vacinas contra a Covid-19, segundo números atualizados no boletim desta quinta-feira (19), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI). Do total, 1.587.952 pessoas receberam a primeira dose e 706.363 form imunizadas com a segunda dose ou dose única.
VACINAS 2
Dados do PNI mostram que 33,2% da população adulta do País está totalmente imunizada contra a Covid. Ou seja, já receberam duas doses ou a dose única. Número corresponde a 53,4 milhões de brasileiros.
» No primeiro Mutirão do Nome Limpo, realizado pelo Procon Maceió, 80% dos consumidores de Maceió que procuraram o serviço saíram com acordos fechados e suas dívidas negociadas.
» A estrutura montada no calçadão da Rua do Comércio atendeu cerca de 5 mil pessoas para limpar seus nomes e CPFs antes negativados nos órgãos de proteção ao crédito.
» O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) informou, nesta quinta-feira (19), que das oito tipagens sanguíneas do Grupo ABO, seis estão em estado crítico.
» Até o momento, o hemocentro dispõe de apenas 126 bolsas de sangue, o que representa apenas 42% do quantitativo diário necessário.