Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN27082021
.

A decisão de Alexandre Ayres de dar uma resposta rápida sobre as denúncias de fraudes e supersalários no âmbito da Secretaria de Saúde, só pagando pra ver. Pelo menos isso é o que se espera de uma administração que se intitula como transparente, para explicar situações que ainda continuam encoberta e sob a proteção do Estado.
Se essa for mesmo a disposição do secretário e que o assunto não seja empurrado com a barriga, certamente seus auxiliares já têm em mãos relatórios sobre a situação dos servidores, das supostas fraudes nos plantões e principalmente dos supersalários.
Para proteger a instituição e a si próprio, Alexandre Ayres somente agora promete “irrestrita fiscalização e a instalação de ponto eletrônico facial em todas as unidades de saúde em um prazo de 30 dias”. Pelo menos daqui pra frente, pelas declarações do secretário, a coisa deva andar certa.
NO CALO
A oposição na Assembleia Legislativa já alertou que continuará investigando e recebendo denúncias de irregularidades e não irá parar por aí. Afinal de contas está em jogo a proteção do Estado, a respeitabilidade com os servidores e os cofres públicos.
CORTINA DE FUMAÇA
Enquanto finalmente a Secretaria de Saúde toma a iniciativa de esclarecer todas as denúncias feitas no plenário da Assembleia Legislativa pelo deputado da Davi Maia, as dificuldades para os pacientes do Hospital Geral do Estado aumentam cada vez mais. Além de graves, as denúncias abrangem falta de medicamentos, macas, espaço físico para os doentes, equipamentos deficientes e uma alimentação que tem deixado muito a desejar.
ESCONDENDO
A pretexto de discutir em Natal, no Rio Grande do Norte, as políticas contra a pandemia, o governador Renan Filho viajou mesmo para dar uma atenção especial ao presidente Lula, que lá esteve, cuja vaga de vice nas eleições do próximo ano o atrai como nunca. Dos nove governadores do Nordeste, apenas quatro se fizeram presentes ao encontro.
PAGAMENTO
O prefeito JHC anunciou a antecipação dos salários dos servidores efetivos, da Prefeitura de Maceió. Receberam ontem os servidores efetivos ativos e inativos, e na próxima sexta-feira (3) recebem os servidores comissionados.
RECUPERADO
O professor, escritor e historiador Douglas Apratto desembarcou em Maceió, nesta quinta-feira (26), após passar 51 dias internado em São Paulo para tratar da Covid-19. O pensador alagoano foi recebido com festa e emoção no Aeroporto Zumbi dos Palmares. Apratto, que também é vice-reitor do Cesmac, havia tido alta no dia 17 de agosto, mas, segundo a família, permaneceu na capital paulista para iniciar uma fisioterapia. O professor chegou a ser intubado no final de junho e foi extubado em 12 de julho.
COVID
A média móvel de mortes diárias provocadas pela Covid-19 no Brasil caiu para 711,9 nesta quinta-feira (26/8). Com o índice apresentado, o país completa o 6º dia seguido abaixo do patamar de 800 falecimentos por dia. Além disso, o indicador registra o menor número desde 6 de janeiro deste ano, quando estava em 683,1.
COVID 2
Em comparação com a taxa verificada há duas semanas, houve retração de 19,3%, o que sinaliza queda na quantidade de óbitos. É o terceiro dia consecutivo que essa tendência é mantida. Nas últimas 24 horas, foram 920 mortes em decorrência do vírus e 31.024 novos infectados notificados em todo o País. Os dados constam no mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
» O Hemoal realizará coletas de sangue no feriado em homenagem à Nossa Senhora dos Prazeres. As coletas serão feitas na sede do órgão, localizado no bairro Trapiche, na parte baixa da capital alagoana. Os voluntários podem procurar o local das 7h30 às 17h.
» O objetivo do Hemoal é estabilizar o estoque, que, no momento, dispõe de 163 bolsas de sangue, o que equivale a 54,3% do mínimo necessário, que é de 300 bolsas.
» A Seminfra realizou, ontem, a limpeza, manutenção e reposição de placas das galerias pluviais no calçadão do Centro. A equipe técnica repôs mais de 74 novas tampas que estavam danificadas, além da retirar três toneladas de lixo que estavam nas galerias