app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN07092021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 07/09/2021 - Matéria atualizada em 07/09/2021 às 04h00

Ao retroceder da ameaça velada de punir os policiais militares que eventualmente viriam a participar, no dia de hoje, das comemorações da Independência do Brasil, o governador Renan Filho observou que a sua decisão poderia provocar insurgência nas suas tropas, assumindo um risco que inicialmente parecia não ter sido bem calculado.

Participar pacificamente como cidadão emancipado e que paga religiosamente seus impostos é um direito amparado pela Constituição, embora o governo do Estado, em visível rota de colisão política com o Palácio do Planalto, prefere não entender assim, chegando até admitir demissão para quem se atrever a contestar sua autoridade.


ALTO RISCO

Ao pressionar os militares, embora tenha recuado antes do evento, Renan Filho demonstrou seu temor de uma participação maciça da sua força pública, o que contraria seus interesses políticos em termos de Brasil. Essa sua decisão de pressionar e até mesmo demitir do serviço público aqueles que contrariem a sua ordem mostra a insegurança do governador quanto à decisão soberana dos seus subordinados, que podem ir às ruas para comemorar uma das datas mais importantes da Nação Brasileira.


ABRANGÊNCIA

Pela entrevista concedida a órgãos de imprensa nos últimos dias, o disparate de punir seus auxiliares é abrangente, ou seja, atinge, além dos militares, qualquer policial que exerça suas funções no estado de Alagoas, a exemplo de Bombeiros e da Polícia Civil. O governador, parece, está pagando pra ver.


ATAQUE

As denúncias do deputado Davi Maia contra o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, que envolvem supostos atos de corrupção e improbidade administrativa, têm incomodado bastante o governo do Estado. É tanto que algumas figuras carimbadas já se colocaram à disposição para serviços nada republicanos.


VEM MAIS

Novas denúncias por parte da oposição na Assembleia Legislativa já estão no forno e devem vir à tona nesta quarta-feira por ocasião das sessões plenárias. Recebimentos indevidos, supersalários, acumulação de cargos e plantões “fantasmas” são alguns dos ingredientes que vão atanazar a vida do governo.


DE MUDANÇA

Desde ontem, no prédio centenário da antiga Intendência Municipal, na Rua Melo Morais, passou a funcionar o Palácio da Cultura de Maceió, sede da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), antes sediada no bairro Jaraguá. A nova casa da FMAC foi projetada pelo arquiteto italiano Luigi Giuseppe Lucarini para ser a sede do governo municipal. O prédio histórico já abrigou a Prefeitura de Maceió, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).


RESTAURAÇÃO

O palacete foi inaugurado em 31 de janeiro de 1910 e passou por uma restauração cuidadosa. Recentemente, o vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa, e a presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Mírian Monte, visitaram o espaço. A visita técnica foi acompanhada pelos engenheiros civis Arciron Mendonça de Oliveira e Davi Savicki, responsáveis pela obra. Eles deram detalhes sobre a restauração, que abrangeu pintura, pavimentação do prédio e novas estruturas hidráulica e elétrica.


VACINAÇÃO

O levantamento de vacinação contra Contra a Covid-19 em Maceió mostra que 41,3% da população maior de 18 anos já completou o ciclo vacinal, recebendo duas doses das vacinas AstraZeneca, Coronavac e Pfizer ou a dose única da Janssen. Os dados foram divulgados no final da tarde desta segunda-feira (6), pela Prefeitura de Maceió.


» Um trecho da Avenida Walter Ananias, no bairro Jaraguá, no sentido Pajuçara-Centro, ficará interditada a partir de amanhã (6). O local passará por obras de manutenção nas redes de drenagem.

» Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), o bloqueio deve acontecer até sexta-feira (10), conforme cronograma.

» Texto para tome notas. Texto para tome notas. Texto para tome notas. Texto para tome notas.

» O Batalhão da Policia Ambiental realizou, na tarde de domingo(05), a apreensão de 132 pássaros que seriam vendidos de forma ilegal e a prisão de três pessoas. A operação se deu em dois momentos, nas cidades de Arapiraca e Craíbas, ambas no Agreste alagoano.

Mais matérias
desta edição