Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN06102021
.

O Tribunal de Contas do Estado resolveu apurar possíveis irregularidades cometidas pela Secretaria de Saúde na gestão de Alexandre Ayres e investiga as denúncias formalizadas pelo deputado estadual Davi Maia (DEM).
Como sempre acontece em casos dessa natureza, o tribunal não comenta os procedimentos adotados, mas estão na pauta os altos salários de alguns servidores e a realização de plantões simultâneos em alguns hospitais do Estado, grana alta que literalmente encheu os bolsos dos espertalhões.
Paralelamente ao Tribunal de Contas, uma Ação Civil Pública do Ministério Público Federal também investiga a suposta existência de folhas de pagamentos paralelas, com recursos federais durante a pandemia.
MESMO QUADRO
No Ministério Público Estadual, as providências também estão sendo tomadas, e o secretário Alexandre Ayres vai ter que explicar esse rolo todo. Escalas de plantões, supersalários e onipresença em vários hospitais também são ingredientes para as investigações que agora parece que tomou impulso.
ENROLADO
O secretário-executivo da Saúde, Marcos André Ramalho, é outro figurão que terá de fornecer informações sores os casos supramencionados, assim como das denúncias de favorecimento político por vereadores, lideranças e cabos eleitorais com vistas às eleições do próximo ano.
IMPROBIDADE
No contexto de investigações, o secretário-executivo de Saúde pode responder por improbidade administrativa, caso se comprovem, nas investigações, desvios de conduta no exercício do cargo.
AVANÇANDO
O deputado Davi Maia, que acompanha de perto as movimentações dos órgãos fiscalizadores, diz acreditar que agora as investigações serão agilizadas. Até o assessor do governador Renan Filho Ademir Cabral entrou na dança, acusado de ter recebido a bagatela de R$ 85 mil numa suposta folha fantasma do Hospital Metropolitano.
RECORDE
Quem está na mira do TCE, MPF e MPE é o servidor Bresser Kerison, que teria sido escalado em 233 plantões de janeiro a julho nos hospitais públicos do Estado. Com esse número, certamente Bresser poderá entrar no livro dos recordes.
FAKE NEWS
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informou, nesta terça-feira (5), que é 'fake' a informação de que alguns pontos de Maceió terão modificação de velocidade, como vem circulando nas redes sociais. A imagem mostra uma série de vias da capital e, logo em seguida, a velocidade permitida em cada um dos pontos. Além disso, a população é alertada para a aplicação de multas, que devem aumentar, caso os motoristas não se atentem à mudança.
FAKE NEWS 2
No comunicado, no entanto, não é informado quando passam a valer as alterações, porém, a SMTT informa que se trata de informações falsas. Não procede, segundo a SMTT, que a Avenida Menino Marcelo contará com uma velocidade máxima de 60 km/h, nos dois sentidos da direção, como vem sendo divulgado. Assim como a Avenida Rotary não terá a velocidade máxima de 40 km/h.
VACINAS
Alagoas atingiu a marca de três mil doses de reforços aplicadas em 24 horas nesta terça-feira (5). Os números foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com informações do Ministério da Saúde (MS). Com isso, já passa de nove mil o número de alagoanos que receberam a 3° dose de vacinas contra a Covid-19.
» Com a prorrogação da vigência do Bolsa Escola Municipal (BEM), a Prefeitura de Maceió inicia hoje o pagamento da quarta parcela do benefício, que vai assegurar por mais tempo a permanência de crianças, jovens e adultos na rede municipal.
» O calendário de pagamento seguirá de acordo com o mês de aniversário do responsável, fazendo com que a família se planeje e possa usufruir do benefício..
» Alagoas recebeu do Ministério da Saúde (MS) mais 114.160 doses de vacinas contra a Covid-19.
» A nova remessa é composta por 56.160 doses da Pfizer e 58 mil da AstraZeneca. » Alagoas já vacinou 90,40% da população adulta com a primeira dose ou dose única.