app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN21102021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 21/10/2021 - Matéria atualizada em 21/10/2021 às 04h00

O governo de Alagoas está anunciando um reajuste salarial para os professores, mas, em contrapartida, o Estado foi o segundo no País que mais reduziu as despesas com o setor educacional.

De acordo com pesquisadores da USP, Alagoas não priorizou a educação além de demonstrar a falta de planejamento, muito embora o governo tenha prometido realizar vultosos investimentos até dezembro próximo, o que certamente não cumprirá com a promessa, como tantas outras.

Para mascarar a situação preocupante da educação em termos de investimentos, o governo tenta mudar o radar, concedendo reajuste aos professores mesmo que tenha optado por fazer obras de concreto por aí afora. Na sua propaganda, vê-se, em outdoor, que foi investido R$ 1 bilhão na educação, mas não disse que desse montante todo foram cortados pelo menos 30% do seu Orçamento.


JOGADA POLÍTICA

A denúncia dos aprovados em concurso de saúde de que o governo mantém 5 mil contratados esquentou as redes sociais nas últimas 48 horas. Os aprovados em concurso da Sesau lutam pelo fim da cláusula de barreira, que impõe limites à classificação dentro do número de vagas.


MASCARANDO

Mesmo que existe regra prevista na Constituição, a cláusula de barreira só poderá ser utilizada quando ficar caracterizado que haja absoluta necessidade de contratação através das velhas e conhecidas Oscips, o que não parece ser o caso em Alagoas.


ABERRAÇÃO

Pelos levantamentos feitos pela Gazetaweb, no Hospital da Mulher são 985 trabalhadores contratados e apenas 4 estatutários. No Metropolitano, 287 contratados e 1 estatutário; no Regional do Norte, 275 contratados e também estatutário no Regional do Alto Sertão, são 299 contratados e nenhum estatutário, onde as Oscips fazem a festa.


MOTOTAXISTAS

O prefeito JHC anunciou que todos os mototaxistas que desejam se regularizar estão isentos das taxas municipais referentes ao ano de 2021. O Projeto de Lei será encaminhado à Câmara Municipal de Maceió. A medida visa diminuir os custos para os profissionais da área.


JOVEM APRENDIZ

Jovens a partir de 14 anos que estão abrigados em entidades de acolhimento de Maceió poderão ocupar vagas de jovem aprendiz no Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL). O termo de cooperação foi assinado nesta quarta-feira (20) pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). Ao todo, serão cinco vagas para menores advindos do Projeto Pavimentando Futuros, da 28ª Vara Cível da Capital.


CASAMENTO COLETIVO

O Centro de Acolhimento Ezequias Rocha Rego (CAERR) irá promover, no próximo dia 3 de dezembro, mutirões para a realização de casamentos e mudança de nome e gênero na Certidão de Nascimento, além de Ações Civis de menor complexidade. A ação comemora os 26 anos de fundação do GGAL, entidade que deu início à luta LGBTQIA+ no Estado.


PEC DO CNMP

A Câmara dos Deputados rejeitou ontem (20), por 287 votos a 182, a polêmica proposta de emenda à Constituição (PEC) 5 de 2021 que altera a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Faltando apenas 11 votos para aprovação, o substitutivo do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA) precisava de 308 votos para que fosse aprovado. A matéria previa a ampliação do CNMP de 14 para 17 vagas. O texto previa que cinco integrantes do CNMP seriam indicados ou eleitos pelo Legislativo. Atualmente, são apenas dois indicados. A PEC também propõe a alteração da indicação do corregedor nacional do Ministério Público.


» A Feira de Adoção de Cães e Gatos da Prefeitura de Maceió vai chegar a mais pessoas. Isso porque, no próximo sábado (23), no horário das 10h às 16h, ela estará no shopping Pátio Maceió, no bairro Cidade Universitária

» o Pátio Shopping, estarão disponíveis para adoção 22 animais, sendo oito cães adultos e quatro filhotes; sete gatos adultos e três filhotes. Na Rua Aberta, estarão expostos dez animais, sendo seis gatos adultos e quatro filhotes.

» Usuários que utilizam o terminal de ônibus do conjunto Salvador Lira dispõem agora de acesso gratuito à internet por meio de uma rede de wi-fi instalada no local.

Mais matérias
desta edição