Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN27102021
.

O governo do Estado vai ter uma certa dificuldade de explicar ao Ministério Público Federal sobre algumas aberrações achadas em folhas de pagamento, em que servidores da Saúde receberam salários astronômicos através de gratificações durante a pandemia. Como a maioria dos recursos foi de origem do governo federal, o Estado vai ter que justificar o descalabro administrativo para beneficiar pessoas ligadas ao sistema político.
Além do Ministério Público Federal, os ministérios públicos Estadual e de Contas também estão revirando a farta documentação que descobriu beneficiamento ilícito de alguns servidores e denunciados pelo deputado Davi Maia (DEM). Supersalários, acumulação ilícita de cargos e plantões inexistentes, são algumas das traquinagens que estão na ordem do dia.
MÁ QUALIDADE
Além das farras das gratificações e de plantões graciosos, o governo do Estado também deve explicar por que o asfalto, colocado em várias estradas municipais, está se esfarelando antes do tempo, como denunciou o deputado Davi Maia. Pelo menos exigir que a empreiteira que realizou o duvidoso serviço seja responsabilizada.
REAÇÃO
A família de Ceci Cunha não gostou nem um pouco da soltura de Talvane Albuquerque e promete recorrer à Justiça. Dos 103 anos de prisão, ele cumpriu menos de 10%, mas a lei garante o benefício da prisão domiciliar quando não existe, no local de cumprimento da pena, unidade prisional para o regime semiaberto. A família, naturalmente, acha injusta essa decisão.
ROTINA
Já se tornaram rotina, em Maceió, protestos impedindo a circulação de veículos e complicando um trânsito caótico que vive a cidade. Ontem, para reivindicar mais ônibus para a região do São Jorge, a importante via de escoamento do trânsito, a Josepha de Mello, foi interditada por moradores, o que não necessitaria se os órgãos públicos estivessem atentos aos problemas das comunidades.
SABATINA
Ontem foi a vez do advogado Vagner Paes e hoje o entrevistado pela TV Mar é Ednaldo Maiorano, os dois candidatos à presidência da OAB. A sabatina, iniciativa da TV Mar, está sendo muito importante para que os advogados conheçam as propostas de cada candidato e decidam quem será melhor para a categoria na eleição que se realizará no dia 19 de novembro.
FORA DO AR
Quem estiver utilizando celulares antigos deve se prevenir. A partir de 1º de novembro alguns aparelhos deixarão de acessar o aplicativo do WhatsApp, o que, certamente, causará muitos transtornos para os usuários.
FERIADÃO
A prefeitura de Maceió anunciou o pagamento antecipado dos salários dos servidores para hoje, transferiu o feriado do Dia do Servidor Público de quinta para sexta-feira e anunciou ponto facultativo para segunda-feira, dia 1º.
ESTUDO
Uma nova etapa do estudo epidemiológico de Maceió teve início esta semana. A iniciativa das Equipes da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 (PrevCov), do Ministério da Saúde, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e busca esclarecer aspectos que ainda não foram explicados sobre a doença. A pesquisa será estendida para mais sete bairros da capital.
ESTUDO 2
Nessa fase da pesquisa, além da Ponta Verde, os moradores residentes nos bairros do Vergel do Lago, Santa Lúcia, Prado, Serraria, Santa Amélia, Cruz das Almas e Farol também serão convidados a colaborar voluntariamente com o estudo.
» Duas ruas localizadas no bairro Ponta Verde serão interditadas a partir desta quarta-feira (27), às 8h, para a realização de serviços na rede de esgoto..
» As interdições acontecerão nas imediações das Ruas Desportista Humberto Guimarães e Professora Higia Vasconcelos. A previsão é que o serviço seja concluído na sexta-feira.
» Os pontos de vacinação contra a Covid-19 em Maceió passarão a funcionar de segunda a sábado, com horário estendido das 9h às 21h, de terça a sexta-feira, nos shoppings Maceió e Pátio e nos drive-thrus de Jaraguá e Serraria.
» Aos sábados e às segundas-feiras, todos os pontos funcionarão no horário das 9h às 16h.