app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5691
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN17112021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 17/11/2021 - Matéria atualizada em 17/11/2021 às 04h00

O governo anunciou a retirada de algumas restrições para esta semana do Plano de Distanciamento Social Controlado, mas a população tem de ficar alerta porque a pandemia ainda não acabou, de acordo com próprios dados da Secretaria Estadual de Saúde.

O anúncio da decisão, que já era esperada, irá prever, entretanto, que todos devem usar máscaras em ambientes fechados e no serviço do transporte público, se é que essas recomendações serão atendidas pela população.

Pelos dados estatísticos dos órgãos que acompanham a Covid-19, a pandemia tem afetado ainda muita gente, com o registro de pelo menos dois óbitos diários de uns tempos para cá. Por isso, mesmo que algumas restrições sejam suspensas, nada mais inteligente de que a população continuar tomando suas precauções para evitar o pior.


LANTERNA

O governo do Estado tem alardeado o avanço na vacinação da população, mas os números oficiais dizem exatamente o contrário. No levantamento feito pelo consórcio dos veículos de imprensa, em parceria com as secretarias estaduais de Saúde, Alagoas amarga o penúltimo lugar do Nordeste e o 20º no País.


MUDANÇAS

O governo federal anunciou ontem que o reforço da vacina será ampliado para toda a população acima de 18 anos e que tenham tomado a segunda dose há pelo menos cinco meses. O Ministério da Saúde muda as regras, já que o reforço só era permitido para quem tivesse tomado a vacina num período de seis meses após a segunda dose.


AFLIÇÃO

Com um Ipaseal passando sérias dificuldades e clínicas e hospitais recusando segurados do instituto, a situação dos usuários do plano de saúde é a cada dia mais preocupante. Além do mais, embora que a direção negue, existe uma dívida com o Hospital Veredas, que formalizou o distrato da prestação de serviço, em torno de R$ 8 milhões.


SEMIPRESIDENCIALISMO

O deputado Arthur Lira revelou, durante o 9º Fórum Jurídico Brasileiro, na Universidade de Lisboa, em Portugal, que o semipresidencialismo seria uma alternativa entre as reformas constitucionais que o Congresso discute sobre o futuro do sistema político brasileiro


INCERTEZA

Os segurados do INSS vivem na expectativa do recebimento de um 14º salário, projeto que ainda percorre os gabinetes da Câmara dos Deputados, em Brasília. Como a proposta está seguindo para as Comissões de Finanças e Tributação, não é interessante fazer planos para o futuro. Caso até o final de novembro a proposta passe na Câmara, o projeto ainda será apreciado pelo Senado Federal para depois ir para a sanção presidencial. Ou seja, é desaconselhado aos aposentados e pensionistas contarem com essa possibilidade.


EM GREVE

A promessa de aumento salarial para os profissionais da Educação em Alagoas deixou de fora uma parcela importante de professores. Em resposta ao governo de Alagoas, os Monitores da Educação Profissional de Ensino Integral entrarão em greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (17). A paralisação foi determinada após consenso entre os membros da classe, durante reunião realizada nesta segunda (15).


EM GREVE 2

De acordo com a nota da direção dos Professores da Educação Profissional (PEP), o governo de Alagoas negou manter um diálogo com a classe e excluiu os profissionais do reajuste salarial referente a atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Ainda segundo a PEP, os proventos estão defasados desde o ano de 2017, uma lapso temporal de quase cinco anos sem aumento.


» O Brasil ultrapassou os Estados Unidos no percentual de vacinados contra a Covid-19. É o que mostra o portal Our World in Data, vinculado à Universidade de Oxford, na Inglaterra.

» Conforme a plataforma Our World in Data, no dia 14 de novembro, 59,8% dos brasileiros já estavam com o esquema vacinal completo contra a Covid-19. Enquanto nos EUA, na mesma data, o índice chegou a 57,6%.

» Diante das rachaduras que começaram aparecer há dois anos, a Casal solicitou à Braskem que a Estação de Tratamento de Água do Sistema Cardoso, em Bebedouro, seja realocada.

» a Casal informou que já enviou estudos para a mineradora, mostrando que a área realmente foi afetada.

Mais matérias
desta edição