app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN24112021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 24/11/2021 - Matéria atualizada em 24/11/2021 às 04h00

As consequências drásticas provocadas pela Braskem e que estão resultando no afundamento do solo em toda região do Pinheiro forçam a empresa a agilizar as indenizações de milhares de moradores e encontrar soluções rápidas e práticas para dezenas de empresas de grande porte que vêm sofrendo com a situação.

Nesse aspecto, aponta-se a Companhia Brasilelira de Trens Urbano (CBTU), por exemplo, que reduziu em 80% o transporte dos seus usuários e cobra na Justiça uma indenização de mais de R$ 1 bilhão e a execução de um novo anel ferroviário. Quem também está numa situação parecida com a CBTU é a própria Casal, que também quer recuperar os prejuízos causados durante 5 anos, quando deixou de distribuir água para a população.

A solução, bastante preocupante, está longe de ser resolvida em pequeno espaço de tempo.


AGUARDADO

Alguns pontos entram na apreciação da Câmara dos Deputados ainda esta semana e outros até o final de novembro. Em pauta, a promessa do presidente Arthur Lira de que colocará em votação o tão aguardado Refis, destinado às empresas que sofreram o abalo da pandemia.


PREOCUPANTE

O número de mortes pela Covid-19 diminuiu consideravelmente em Alagoas, mas, mesmo assim, ainda é muito preocupante. Pelo menos dois alagoanos morrem a cada dia e outros tantos são infectados pelo coronavírus.


DESCONFIANÇA

O modelo de gestão proposto sobre os serviços de fornecimento d´água e saneamento em diversas prefeituras do interior pela BCRK Ambiental tem sido questionado pelos gestores que procuram uma alternativa. Mesmo porque temem que as promessas num ano pré-eleitoral não sejam cumpridas.


NOVO BLOCO

Passando por uma série de bombardeios sobre a falta d´água em diversas regiões do Estado, a BRK passa longe de conseguir a confiança e credibilidade da população. O desabastecimento aumenta nesta época, e a salvação tem sido as ações executadas pela prefeitura de Maceió, que contará com a ajuda do Exército.


ADIADA

Ainda não será desta vez que os diretores da BRK Ambiental darão explicações sobre a falta d´água em regiões da capital e do interior. Um pedido de adiamento feito pelo deputado Ronaldo Medeiros conseguiu empurrar pra frente a data para que eles fossem ouvidos. O deputado Cabo Bebeto quer, agora, que a Mesa Diretora defina uma data para os próximos dias.


PROTESTO

Em protesto contra a possível concessão, funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Penedo estão acampados, na manhã desta terça-feira (23), em frente à Prefeitura do município para cobrar respostas aos governos de Alagoas e municipal sobre o assunto. Nesta quarta-feira (24), haverá uma audiência pública na Câmara de Vereadores daquela cidade para debater sobre os serviços prestados pelo SAAE, que emprega, no total, 183 funcionários.


SMTT

A SMTT iniciou um mutirão de cadastro de mototaxistas. A ação acontece na sede do órgão, situada na Avenida Durval de Góes Monteiro, 829, das 8h às 16h e segue até sexta-feira (26). Para o atendimento, não é necessário nenhum tipo de agendamento.


VISTORIA

A Defesa Civil de Maceió iniciou uma série de vistorias no Centro de Maceió na segunda-feira (22), analisando as condições gerais de edificações e estabelecimentos, marquises e grupos geradores. O objetivo é a prevenção de acidentes e garantir a segurança da população


» O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (23) a medida provisória que recria o Ministério do Trabalho e Previdência.

» A proposta também transfere a Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania para a pasta do Turismo.

» Criado em 1930 no governo de Getúlio Vargas, o Ministério do Trabalho havia sido incorporado ao Ministério da Economia, criado pelo presidente Jair Bolsonaro no início de sua gestão

» Professores e coordenadores da rede municipal de Maceió participam, hoje, de uma aula ao ar livre na Serra da Barriga, em União dos Palmares. O objetivo é unir a parte teórica com a vivência do espaço,

Mais matérias
desta edição