app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN27112021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 27/11/2021 - Matéria atualizada em 27/11/2021 às 04h00

Bombardeada por todos os lados sobre a má prestação de serviço na distribuição de água, em Alagoas, a Casal, agora, pretende arrancar alguns milhões de reais da Braskem pelos prejuízos que alega ter tido com o afundamento do solo no Pinheiro e bairros adjacentes.

Se é que essa iniciativa vai dar certo ou não, a Casal pelo menos vai tentar recuperar o prejuízo nesses últimos 5 anos. O afundamento do solo tem atingido, também, a Estação de Tratamento de Água Catolé-Cardoso, em Bebedouro, com rachaduras que comprometem toda a sua estrutura.


SÓ PROMESSAS

Mesmo divulgando que serão feitos grandes investimentos pela BRK Ambiental no sistema de distribuição de água, a população de diversos bairros da capital não acredita que a solução aconteça dentro de pouco tempo. Para solucionar em parte o problema, a empresa anuncia de que necessita pelo menos de 45 dias para encontrar uma solução.


MARCHA À RÉ

De um projeto robusto idealizado para ser uma atração turística em Maceió, o Marco Referencial no antigo Alagoinhas, que a princípio teve uma alocação de recursos na ordem de R$ 9 milhões do governo federal, prometia ser um centro gastronômico e cultural, mas tudo não passou de ilusão. Com várias modificações, a grande obra foi transformada apenas em um mirante, sem as estruturas programadas para fomentar o turismo na capital do Estado.


PRIORIDADE

Como já deu para perceber, a prioridade do governo do Estado é realizar obras de concreto, especialmente Cisps, hospitais e estradas, desviando seu objetivo principal, que é a assistência às famílias que vivem na extrema linha de pobreza.


RECURSOS DESVIADOS

Com objetivos eminentemente políticos, o governo, que recebeu o aval da Assembleia Legislativa, preferiu desviar recursos do Fecoep para obras físicas diversas delas, muito mal feitas, num verdadeiro desperdício do dinheiro público.


O ICMS SUMIU

Mas ninguém pense que o governo do Estado suspendeu a sua cobrança dos combustíveis. Simplesmente fez sumir das notas fiscais entregues ao consumidor. Ou seja, o contribuinte, que já tinha dificuldade de entender a mecânica utilizada pela Sefaz, agora que não saberá de nada mesmo.


SEM TRANSPARÊNCIA

Muito embora se defendam os parâmetros de transparência nos atos do governo e de permitir o acesso a toda e qualquer ação financeira que envolvam os contribuintes, o governo parece querer ocultar os ganhos do Estado com os impostos cobrados.


SITUAÇÃO NEBULOSA

O cancelamento dos concursos para a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros anda envolto em mistério. Ao alegar que as supostas fraudes cometidas forçaram a suspensão dos concursos, começam a existir pontos discordantes da decisão. Mesmo porque os fraudadores utilizaram pontos eletrônicos, fáceis de serem identificados pela polícia técnica.


REVOLTA

Vários concorrentes prejudicados, que não querem expor seus nomes para não sofrer perseguição, duvidam de que o caso não seja esclarecido se assim as autoridades quiserem. Ninguém sabe ao certo a quem interessaria suspender os concursos.


SOM DO BATUQUE

No batuque do pandeiro e nas caprichadas declarações nos municípios por onde tem passado, o governador Renan Filho aposta que vai continuar ganhando espaço junto às lideranças políticas ao prometer obras e assinar ordens de serviço.


» O governo pretende suspender o uso de máscara em locais públicos, mas ainda não explicou que as contaminações continuam e o número de mortes não estacionou.

» Contrariando as opiniões técnicas de infectologistas, o governo acena para o liberou geral, assumindo o risco da volta gradativa da pandemia.

» Enquanto o governo trabalha visando à campanha eleitoral do próximo ano com obras de concreto, o Estado amarga os piores índices de violência contra mulheres predominantemente negras.

» A BRK Ambiental está com o mesmo mal da Casal. Remenda o sistema de saneamento, pavimenta o local, mas não conclui os serviços complementares.

Mais matérias
desta edição