Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN17122021
.

Já era sabido de que o governador Renan Filho nunca teve muito apreço pelo servidor público, mas, nos últimos meses, a situação piorou bastante, com sua excelência priorizando obras de concreto em detrimento às obrigações sociais.
Ao travar promoções dos policiais militares e bombeiros do Estado prejudicando centenas de profissionais que são o esteio da segurança pública, o governo demonstra desapreço pelas duas categorias, que divulgaram um manifesto indigesto às vésperas do Natal, para o governador.
Ao acreditarem em dias melhores, senão agora, mas certamente num futuro bem próximo, os militares condenam a indiferença do governador para os direitos adquiridos, argumentando que promoção nas instituições, só através de decisões judiciais.
EM CAMPANHA
Provavelmente disposto a encarar as eleições do próximo ano, mesmo que a sociedade resista que no Senado um é bom, mas dois é demais, o governador não perde tempo, sob as vistas das autoridades, de fazer campanha explícita antecipada, o que não é permitido por lei.
TENTATIVA
Como não está fácil para o governador ampliar suas alianças pelo seu comportamento com relação a lideranças políticas, usa a máquina do Estado para fazer pequenas obras no interior e assim tentar captar apoio para as eleições do próximo ano.
SEM CONSELHOS
Mesmo que esteja sempre sendo alertado pela própria família, Renan Filho não perde a oportunidade de arrotar arrogância, destilar excesso de autoridade e fazer ver que a chaves do cofre está com ele, pelo menos até o dia 2 de abril.
ESQUECIDA
Os auxiliares do prefeito JHC precisam entender que as decorações das festividades do Natal não se restringem apenas à orla da capital. Na parte alta da cidade, por exemplo, não se vê a mínima decoração, principalmente na entrada da cidade, a partir da Avenida Durval de Góes Monteiro. Para o turista, fica uma péssima impressão.
VEM MAIS
Quem passou os pés pelas mãos em órgãos públicos por aí afora, deve ficar atento por que novas Operações da Polícia Federal devem acontecer até o final do ano. Na ação de ontem, vários ex-gestores municipais foram alvo de mandados de busca e apreensão e podem ser presos em breve. As acusações são de um esquema que teria lesado os cofres públicos em pelo menos R$ 7 milhões em desvio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o conhecido Fundeb.
AVISO
Após ter recomendado que os prefeitos alagoanos cancelassem as festas de Réveillon, o Ministério Público de Alagoas (MPAL) alertou que, os gestores que mantiverem os festejos de fim de ano podem ser responsabilizados, inclusive na esfera penal, caso seja constatado que houve prejuízo à população. O órgão alertou para o uso indevido do dinheiro público nas festas em detrimento de serviços essenciais, como saúde e educação.
AVISO 2
De acordo com o MP, a recomendação foi direcionada aos prefeitos para que cada um entendesse que, "num momento delicado, pandêmico e de muitas sequelas, bem como da necessidade de investimentos na Saúde e na Educação, com o retorno às aulas", garantisse verba para beneficiar a população nas áreas prioritárias, em vez de "desperdiçar com contratações ou serviços que gerem lazer". Levantamento da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) aponta que pelo menos 62 dos 102 municípios de Alagoas decidiram não promover festas.
» O prazo de realização das matrículas de novos estudantes da rede municipal de ensino de Maceió vai até este domingo (19).
» Os Pais e responsáveis devem efetuar a pré-matrícula de forma on-line, através do preenchimento de formulário eletrônico no site www.maceio.al.gov.br.
» A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Alagoas iniciou, no dia 10 de dezembro, a Operação Rodovida, que visa intensificar ações preventivas e educativas no trânsito. A ação segue até 6 de março de 2022.
» A Feira de Adoção de animais, promovida pela Unidade de Vigilância de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Maceió, terá sua última edição de 2021, no próximo domingo (19), na Rua Aberta - orla de Ponta Verde.