Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN18122021
.

Sem definições e consequentemente sem rumos, os partidos políticos navegam na incerteza quanto a desincompatibilizações e composições, analisando com cuidado a Federação dos Partidos, que já é uma realidade no Brasil.
Se for cumprida ao pé da letra, a federação vai trazer alguns dissabores. Por exemplo, com candidatura própria para presidente no próximo ano, o MDB terá dificuldades de montar um palanque com o ex-presidente Lula. E assim, sucessivamente.
MARKETING ESCABROSO
Repercutiu muito mal, durante toda a semana, a exibição desnecessária do secretário de Segurança Pública ao conduzir de carona, como disse ele, uma parturiente que passava mal. Sem usar cinto de segurança, dirigindo apenas com uma mão e com um sorriso mal ensaiado, o secretário infringiu regras do trânsito e expôs uma pessoa que agoniza no banco traseiro do seu veículo.
RESPONSABILIDADE
A Defesa Civil assumiu uma grande responsabilidade quando afirmou, dias atrás, que o risco de afundamento do solo em outros bairros, é zero. O que se tem visto até o momento, é o aumento da extensão das rachaduras, que já chegam próximo da Avenida Fernandes Lima. O contrário, é apostar no escuro.
SEM CONVICÇÃO
Se os órgãos ambientais podiam prever efeitos sismológicos na perfuração do solo no bairro do Pinheiro, por que não adotaram providências para pelo menos avisar à população das regiões fortemente afetadas?
ALTO RISCO
Se um laudo efetivo por parte dos órgãos envolvidos no processo de afundamento do solo provocado pela Braskem, como se pode ter a certeza de que a situação está absolutamente sob controle?
DEVER DE CASA
Se existe tanta certeza de que o afundamento do solo não irá atingir outros bairros, nada mais inteligente de que a Braskem possa agilizar o pagamento das indenizações e que possa evitar que dezenas de famílias ameacem voltar para suas casas.
O DONO DA BOLA
Mesmo que tenha prometido e até agora não cumprido a promessa de que iniciaria imediatamente a reforma no Estádio Rei Pelé logo depois do campeonato brasileiro da série B, os amigos do Rei são os que mais têm aproveitado a grama verde do Trapichão. Diariamente, autorizados pelo governo, os peladeiros fazem a festa.
NA MOSCA
Não faz muito tempo que a Gazeta de Alagoas informava que no dia 13 de dezembro se daria a venda da concessão de serviços de água e esgoto pela bagatela de R$ 1,6 bilhões, em blocos que irão contemplar Agreste e Sertão e Litoral e Zona da Mata. O que simplesmente aconteceu, embora o governo evitasse a divulgação para não entrar em rota de colisão com os municípios.
PONTO FINAL
Não adianta os deputados pedirem, a população reclamar, porque o governo do Estado não tem outro objetivo a não ser construir hospitais e estradas no interior. Na área social e no combate à pobreza absoluta, um zero à esquerda, o que deverá ser lembrado no próximo ano.
À DERIVA
Muita gente está pulando do barco de alguns partidos e o MDB deverá ser um dos mais atingidos. Ninguém sabe qual será a mágica do partido dos Calheiros para montar um palanque que abrigue outros que não estão dentro do projeto de federação dos partidos. O PT, por exemplo, já fez aliança com o PSB e o PCdoB.
» O governo do estado tem demonstrado que tem dinheiro à rodo pra tudo, menos para matar a fome da população em estado de miserabilidade.
» Instituições ligadas à Segurança Pública, Saúde, Fisco, Assistência Social e Justiça Federal, se manifestaram contrário ao governo de Alagoas pela renúncia fiscal e o corte de investimentos em áreas prioritárias.
» Em 2020, apenas 1.332 dos 4.107 municípios brasileiros cujas prefeituras forneceram ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) dados sobre os serviços locais de drenagem e manejo das águas das chuvas contavam com mapeamento das áreas de risco de inundação em zonas urbanas.