Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN30122021
.

A farra das pesquisas eleitorais para cargos majoritários, umas mais ou menos e outras desprovidas de qualquer senso realístico, vai acabar nos próximos dias de acordo com regras do Tribunal Superior Eleitoral. Quem “faturou” e navegou com as pesquisas para ganhar notoriedade no mundo político pelo menos colocou seu nome na disputa, mas sabe de antemão que tem poucas chances ou quase nenhuma de se eleger no próximo ano.
Pesquisa para consumo próprio é permitida por lei, mas para divulgação nos meios de comunicação, só registrando no Tribunal Regional Eleitoral, que manterá uma fiscalização rígida para que dados falsos não influenciem na decisão do eleitor.
Quem não cumprir as regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral está passível de punição que, dependendo da infração, poderá até ter sua candidatura indeferida, decorrido todo o processo legal.
INSTITUTOS DESCONHECIDOS
Para manipular alguns dados sobre pesquisas, é comum aparecer nome de institutos plenamente desconhecidos da população, o que pode ser, na maioria das vezes, um artifício para distorcer as informações.
EXTREMA POBREZA
Muito embora 395 mil alagoanos vivam na pobreza absoluta, segundo dados do IBGE, o governo resiste em socorrê-los com pelo menos R$ 600 milhões do Fecoep que abarrotam os cofres do Estado. Lideranças, parlamentares e várias outras instituições criticam a postura do governo, que insiste em não dar atenção a quem mais precisa.
DESNECESSÁRIO
Os recursos aplicados em obras, como Cisps e estradas, em valores aproximados a R$ 500 milhões nos últimos meses, daria para saciar a fome de centenas de milhares de alagoanos. Pelo menos esse é o entendimento dos deputados Davi Maia e Cabo Bebeto, que têm sido críticos contumazes do governo de Alagoas.
SEM CONVENCER
O líder do governo, deputado Sílvio Camelo, como não poderia deixar de fazer, tem defendido com unhas e dentes o governo, mas sem uma explicação convincente para que milhares de pessoas saiam, pelo menos momentaneamente, da miséria absoluta.
PRÁTICA ELEITOREIRA
O que a oposição na Assembleia Legislativa considera, é que o governo desvia recursos do Fecoep essenciais para aplicação em projetos sociais, para realizar obras com cunho eminentemente político, principalmente nos municípios com maior fragilidade financeira, visando as eleições do próximo ano.
CRIME AMBIENTAL
O Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Costa dos Corais informou à Gazeta, na manhã de ontem, que a festa ilegal na Praia do Marceneiro, em Passo de Camaragibe, desrespeitou a legislação ambiental. Ao todo, foram cometidas três infrações de acordo com as normativas de nº 25, nº 38 e nº 55 presentes no Plano de Manejo.
CRIME AMBIENTAL 2
As infrações são proibição do consumo de alimentos e bebidas nas piscinas naturais, da realização de eventos em ambientes recifais e da perturbação sonora nesses ambientes. Segundo o ICMBio, os responsáveis já foram localizados e as medidas cabíveis estão sendo aplicadas em conjunto com os demais órgãos e instâncias que atuam na área.
TRANSPLANTES
Cerca de 60 pacientes receberam em Alagoas transplantes de córneas no ano de 2021. Um aumento de 79% em comparação ao ano de 2020. Os procedimentos foram realizados no SUS. Segundo a Central de Transplante do Estado de Alagoas, o crescimento ocorre por causa do avanço da vacinação.
» A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está convocando os candidatos pré-aprovados no Programa CNH Social da Prefeitura de Maceió para preencher as vagas remanescentes.
» No total, estão sendo convocadas 54 pessoas, sendo 45 vagas para categoria moto e nove para a categoria carro.
» O período de matrículas para estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) tem início no dia 3 de janeiro e ocorrerá presencialmente nas 46 escolas que ofertam a modalidade.
» As matrículas podem ser feitas até o dia 14 de janeiro. A Semed informou que serão ofertadas 3.000 mil vagas nessa modalidade.