app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN18012022

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 18/01/2022 - Matéria atualizada em 18/01/2022 às 04h00

Sem cumprir com as promessas que fez durante a última campanha para o governo, Renan Filho preocupou-se apenas em priorizar setores que lhes garantissem votos nas eleições de outubro. Esqueceu a parte social, em que milhares de famílias vivem na pobreza absoluta, e fez das obras de concretos seu principal objetivo.

Elegendo algumas poucas empreiteiras em detrimento de dezenas que lutam para sobreviver, o governo enfia o pé na construção de Cisps e em calçamentos de ruas de municípios pobres, sob a alegação de fazer um trabalho dignificante na “minha cidade linda”.

Mesmo com essas ações, a segurança ainda é questionada e os crimes violentos continuam em todo o estado de Alagoas, embora as estatísticas do governo projetem exatamente o contrário.


JUSTIÇA DE OLHO

Ao se aproximar da data para se desincompatibilizar do cargo, Renan Filho merece a atenção especial das autoridades para não continuar metendo os pés pelas mãos. A partir de agora, o Ministério Público, que lamentavelmente não despertou há muito tempo sobre uma campanha antecipada, passa a fiscalizar sob os olhos atentos da Justiça Eleitoral.


PÉ ATRÁS

Mesmo com o aumento de casos da Covid-19 e da síndrome gripal, dificilmente, em um ano eleitoral, o governo do Estado tomará medidas que venham a afetar o setor de serviços, já bastante afetado pela pandemia. Vai ficar naquela história de usar máscaras, lavar bem as mãos, aumentar o número de leitos e manter distanciamento social.


PERGUNTAR NÃO OFENDE

Quando será mesmo que o governo do Estado vai anunciar pela segunda ou terceira vez que o antigo Marco Referencial será entregue à população? Até agora, as obras praticamente não saíram do lugar.


EXPLORAÇÃO

O Procon deve fiscalizar a cobrança da taxa de iluminação pública de vários municípios alagoanos que beira à extorsão. Na região Norte, por exemplo, alguns municípios cobram até mais do que a capital.


MORDIDA

Mesmo com o ICMS sobre o preço dos combustíveis congelado até o final deste mês, o governo de Alagoas não perdeu tempo. Quer descontar o “prejuízo” na cobrança do IPVA, que pode chegar até a 30% a mais do valor de 2021.


COMBUSTÍVEIS

O deputado Arthur Lira criticou a lentidão do processo de regularização dos preços dos combustíveis no Senado Federal, neste final de semana e atribuiu aos governadores os reajustes do ICMS pelo valor máximo que penalizam toda a sociedade. Os estados estão tão abastecidos de recursos que os governadores não sabem nem como gastar, disparou o presidente da Câmara dos Deputados.


PROJEÇÃO

Os professores estão de olho em mais uma promessa do Estado na distribuição dos recursos do Fundeb. Do jeito que vai, o governo anuncia já a distribuição de dinheiro em praça pública.


MAL PROGRAMADA

A distribuição de cestas básicas pela prefeitura de Maceió realizada no Lar São Domingos criou revolta entre os beneficiários. Centenas de pessoas se aglomeraram na região. Alguma delas chegaram a dormir nas filas, sem que nenhum providência fosse tomada para solucionar o vexame.


REFORÇO

Ao anunciar a aquisição do passe do professor Arnóbio Cavalcanti para auxiliar em projetos na Casa de Tavares Bastos, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa aposta em novas conquistas no parlamento alagoano.


» Pelo menos 30 municípios de Alagoas serão beneficiados com a conclusão de 84 novos poços tubulares este ano. A ação foi anunciada nesta segunda-feira (17), pela Codevasf.

» De acordo com a entidade, o objetivo é minimizar os problemas decorrentes da estiagem e a necessidade de racionamento de água nessas localidades.

» Mais 4 mil vagas estão disponíveis para quem precisa fazer testes práticos de trânsito em Maceió, em todas as categorias: A, B, C e D.

» Os testes serão realizados nos meses de fevereiro e março deste ano. Os candidatos podem fazer o agendamento ou reagendamento da prova no site do órgão, na aba de serviços.

Mais matérias
desta edição