app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN19012022

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 19/01/2022 - Matéria atualizada em 19/01/2022 às 04h00

O governo do Estado autorizou a abertura de novos leitos para atender pacientes infectados pela Covid-19 e a variante Ômicron, mas nem sequer deu notícias de como andam as providências para recuperar cerca de R$ 5 milhões do calote patrocinado pelo Consórcio Nordeste na compra de respiradores.

Assunto que é incômodo para o governo, o calote dos respiradores continua sem solução, embora o Ministério Público tenha aberto procedimento para esclarecer o que existe de obscuro em toda essa negociação.

Bem que os R$ 5 milhões estão fazendo uma falta danada para os hospitais que precisam de novos equipamentos.


ANALGÉSICOS

Alguns candidatos ao cargo de governador já não escondem a preocupação em abastecer suas farmácias particulares para suportar as dores de cabeça que por certo terão quando o governador Renan Filho deixar o cargo, se o fizer até o dia 2 de abril.


BENESSES

As benesses concedidas até agora e as que virão imediatamente deverão aumentar de ritmo, principalmente em agrados aos servidores públicos, que passaram sete anos comendo o pão que o diabo amassou. Como a conta amarga sobrará para o seu substituto, Renan Filho não está nem aí para o que vier a acontecer.


MAIS PRECAUÇÃO

Mesmo com o surto de Covid aumentando, assim como da síndrome gripal, as instituições públicas parecem não se preocupar com a aglomeração que vem ocorrendo em algumas ações sociais. Sem distanciamento exigido, muitos sem máscaras e sem higienização, a tendência é a situação se agravar nos próximos dias.


OBJETIVOS POLÍTICOS

Com os cofres abarrotados e sem se preocupar com a herança que deixará para os seus sucessores, o governo de Alagoas, nos bastidores, estuda novas fórmulas de agradar o servidor público que foi massacrado durante anos. Na agenda, pelo menos a reposição da inflação nos salários na ordem de 10,16%.


MORTES PREMATURAS

A morte de duas crianças atendidas pelas Unidades de Pronto Atendimento no Tabuleiro do Martins será alvo de investigação por parte do Ministério Público e da Polícia Civil. Até agora não houve nenhum esclarecimento sobre o assunto, e as instituições querem descobrir se houve ou não negligência médica nos atendimentos.


SUPOSTA CAUSA

As duas mortes sem ainda um laudo definitivo fizeram com que os pais das crianças denunciassem os casos às autoridades, e as investigações também devem ser reforçadas pelo Conselho Regional de Medicina. A Sesau, que coordena os trabalhos das duas UPAs, é esperada para se pronunciar.


CAMPUS DA UFAL

Além da parte baixa da cidade, como Ponta Verde, Mangabeiras e Jatiúca, outros bairros e instituições também demonstram preocupação com a contaminação pelo coronavírus. É o caso do Campus A.C. Simões, que está passando por um surto de Covid-19, onde, até ontem, 34 pessoas foram positivadas para a doença.


PERSPECTIVA

A nova onda da variante Ômicron deve se estender até o final de fevereiro e começo de março, avaliam médicos infectologistas. Até lá a população deve estar atenta para se proteger ainda mais.


CAOS

Funcionários do Hospital Sanatório, em Maceió, denunciam atraso salarial de três meses, que afeta médicos, recepcionistas, faxineiros, técnicos, enfermeiros e farmacêuticos da unidade. Eles retratam a situação como um verdadeiro caos.


» Após uma campanha de arrecadação, a Defesa Civil de Maceió enviou mais de três toneladas em donativos para a Bahia. Entre os mantimentos, foram recebidos alimentos, materiais de limpeza e materiais de higiene pessoal.

» Os donativos foram enviados na segunda-feira (17) e devem ficar sob responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, responsável em direcionar o material para os municípios atingidos.

» A Secretaria de Habitação de Maceió terá um novo ponto de atendimento a partir de hoje. Contando com acessibilidade, o auditório da Escola Municipal Nosso Lar (antiga Escola Hélio Lemos), no bairro Vergel, foi o local escolhido.

Mais matérias
desta edição