Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN05022022
.

Em final de mandato e sem força política como antigamente, o governador Renan Filho não tem tido cacife suficiente para dar as cartas na sua sucessão, em que vem enfrentando sérias dificuldades para fazer novas alianças e composições.
Ao defender a indicação de um candidato a vice na eleição para governador-tampão, Renan Filho esbarra no Poder Legislativo, que comandará o processo da vacância do cargo e que certamente será Paulo Dantas apoiado por quase todos os deputados. Aos poucos, o governador vai percebendo que o café começa a ser servido frio.
O começo do isolamento do governador na fase final de suas peripécias no governo salta a olhos vistos. Renan Filho está tendo dificuldade até de indicar o “tampinha”, ou o vice do governador-tampão caso ele decida sair mesmo candidato. É o percurso inverso de quando assumiu o governo, há sete anos.
ACELERANDO
O desespero de perder o poder tem levado o governador a abrir os cofres antes que seja tarde demais. O difícil é convencer o servidor público de que somente agora, nos estertores do mandato, tenha observado que o Estado tem condições de atender um pacote de reivindicações.
PÃO E ÁGUA
Durante sete anos, o Estado massacrou o funcionalismo e agora tenta apagar a péssima imagem que adquiriu durante muito tempo. Talvez seja tarde demais para se redimir dos pecados cometidos, mesmo que tenha de abrir as torneiras para tentar “convencer” o servidor de que foi um bom governador.
NÃO VAI ESQUECER
O consumidor não vai esquecer que o governo do Estado foi o grande protagonista na cobrança extorsiva do ICMS sobre os combustíveis que, de forma avassaladora, abarrotou os cofres públicos de dinheiro em detrimento ao bem-estar da população.
RECEIO
O maior receio do governador acostumado com sua vassalagem é deixar o cargo nas mãos dos adversários. Sabe que é muito tempo sem o poder da caneta e que sua decisão poderá atrapalhar a sua vida carreira política.
TUDO OU NADA
O prefeito do Pilar, Renato Filho, começa a atirar para todos os lados na esperança de receber o apoio do Palácio República dos Palmares para uma candidatura ao governo. Prometeu até emprego para o “Fofito”.
ÚLTIMA CARTADA
Desgastado com o funcionalismo público que tratou durante muitos por muitos anos com indiferença, o governador quer agora fazer recuperar a confiança perdida oferecendo algumas generosidades. Ou agora, ou nunca, comentam nos bastidores algumas categorias insatisfeitas.
VARIANDO
Depois de fazer uma aliança desastrada e cair no ostracismo político, o ex-prefeito Rui Palmeira agora tenta se aproximar do xerife que, sem força política, abandonou a ideia de sair candidato a governador. Sem chances de se eleger nem deputado estadual, Palmeira inventou que está bem colocado nas pesquisas para as eleições majoritárias.
MÁ IMPRESSÃO
Os órgãos de turismo têm se ressentido de uma maior atenção por parte do governo do Estado. Quando deveria ajudar na divulgação de sua história, normalmente o Museu da República é fechado aos domingos.
TRISTES REALIDADES
A realidade que governo do Estado não quer ver é abordagem policial nas regiões mais sofridas, principalmente na periferia das grandes cidades como se todo mundo que residisse ali fosse marginal.
» Aos trancos e barrancos a BRK Ambiental continua dessagrando seus consumidores, principalmente na região do alto Sertão. A falta d´água é constante e a aflição dos sertanejos aumenta a cada dia.
» Até agora a Polícia Civil não cumpriu a promessa de fazer uma greve geral pelo fato de o governo não atender às suas reivindicações.
» Insatisfeitas, as Polícias Militar e Civil resolveram engrossar o jogo com o governo pela indiferença nas suas reivindicações e a reação é de preocupar os órgãos de segurança.
» Uma ação realizada pelo Gabinete da Causa Animal levará 17 animais para a próxima Feira de Adoção, no domingo (6), na Avenida Sílvio Vianna.