Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN08022022
.

Ninguém sabe por que cargas d´águas o governo, em final de mandato, ainda insiste em contratar empréstimos milionários para a outra gestão pagar, sob a alegação de que a arrecadação garante.
Mesmo que necessite de autorização do Congresso Nacional e aparentemente sejam cumpridas todas essas etapas, é difícil de entender como cerca de R$ 770 milhões serão aplicados no Estado. Com inclinação para a realização de obras de concreto, em que os maiores beneficiários são um pequeno grupo de empreiteiras, o governo projeta uma herança nada boa para a futura administração.
Lideranças políticas do interior já reclamam da falta de objetividade do governo do Estado em concluir as obras que ele considera prioritária. É o caso, por exemplo, da duplicação da Al-101 Norte, que chega apenas até o distrito de Guaxuma. Nas demais regiões a situação é a mesma ou muito pior.
ACELERANDO
Faltando menos de dois meses para se desincompatibilizar do cargo, o governador Renan Filho faz das lives o seu instrumento de trabalho. Praticamente ausente do seu gabinete no Palácio República dos Palmares, o governador quer mesmo é assinar ordens de serviço, mesmo sabendo que dificilmente elas serão concluídas nos próximos 45 dias.
CONFRONTO
A pirraça do governador Renan Filho com sua tropa para não atender às reivindicações da Polícia Militar não deve terminar nada bem. O clima de indignação e revolta já toma conta dos quartéis, e a tendência é a PM radicalizar o movimento.
ENFRAQUECIDO
Sem participar da indicação de um vice e enterrando a situação política de vários aliados, o deputado Olavo Calheiros, tio do governador Renan Filho, é da opinião que ele deveria ficar no cargo até o fim do mandato. As desavenças políticas na família agora é que começam a vir a público.
CRESCENDO
Nos bastidores da Secretaria de Estado da Fazenda, o clima não é lá tão tranquilo como aparenta ser. A distribuição farta de gratificação a alguns protegidos do secretário George Santoro vem causando um misto de revolta e indignação. Sob a argumentação de legalidade, as indenizações do programa “Contribuinte Arretado” vêm minando a administração fazendária.
MAIS UM
A interdição de ruas e avenidas em Maceió já tem se tornado rotina para a população. Ontem, mais protestos. O primeiro sobre uma barreira no Jacintinho que ameaça desabar, e o segundo, no mesmo horário, no centro de Maceió, onde motoristas de aplicativos e taxistas protestaram sobre os constantes aumentos dos combustíveis. O trânsito, para variar, ficou um inferno desde as primeiras horas da manhã.
REMENDO
Para justificar a negligência com a maior praça de esportes de Alagoas, o governo tenta, na prorrogação, melhorar o aspecto do estádio Rei Pelé e evitar que rebocos caiam na cabeça dos torcedores. Talvez quando o assunto for pauta nacional o governo venha a se preocupar com sua imagem.
ADOÇÃO
Mais de 100 adoções de gatos e cães já foram realizadas desde outubro de 2021. Apenas no último domingo (6), a Feira de Adoção assegurou novo lar para mais oito animais. A feira acontece na Rua Aberta, na orla de Ponta Verde.
ADOÇÃO 2
Os animais adultos passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose. O animal adotado recebe um chip de identificação que permite identificar o responsável em caso de abandono.
» O famoso balanço gigante, instalado pela Prefeitura de Maceió no mirante Santa Amélia, na parte alta da cidade, ganhou iluminação em LED e a partir de agora poderá ser ser visitado também no período da noite.
» Os postes com luminárias em LED foram instalados pela Sima e, além de melhorar a segurança no local, irá possibilitar que maceioenses e turistas passem mais tempo contemplando a beleza do mirante.
» A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) informou ontem que retomará o atendimento presencial a partir do dia 15 de fevereiro.
» Em virtude da pandemia, o atendimento ocorrerá, preferencialmente, com agendamento prévio, por telefone, e apenas alguns serviços serão presenciais.