Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN10022022
.

As polícias Militar e Civil se movimentam em bloco e cobram do governo o envio de projetos que corrigem algumas situações, o que tem prejudicado pessoal da reserva, pensionistas e ativos das duas forças.
Com a situação se agravando a cada dia na capital e no interior, a pressão por melhores condições de trabalho e de salários também atingiu servidores do Departamento Estadual de Trânsito, que decidiram continuar em greve.
A reunião do governo com os militares foi realizada e, como já era esperada, aconteceu só com promessas e nada de prático. A estratégia, garantem lideranças do movimento, é o Estado tentar enfraquecer as forças e ganhar tempo, o que não deve continuar dando certo.
MESMA DATA
Mesmo com as promessas do governo de estudar a situação, a Polícia Civil, a exemplo da Militar, deu um prazo até o dia 15 de fevereiro para Estado encontrar uma solução e, caso as solicitações não sejam atendidas, as duas categorias estudam como reagir à intransigência da cúpula administrativa.
DENÚNCIAS
O Sindicato dos Policiais Civis não tem deixado por menos, ao denunciar negligência do governo em providências que poderiam evitar contaminação dos servidores por doenças, comprometendo assim o trabalho de investigação. A falta de efetivo é outro ponto em que a PC exige uma solução imediata por parte do governador Renan Filho.
AGRAVANTE
A situação chegou a tal ponto na Polícia Civil, que o Sindpol diz que para piorar a situação, os poucos policiais que tem estão doentes com Covid-19 ou com síndromes gripais, além de férias obrigatórias exigidas pelo governo.
PRESTES A EXPLODIR
Representantes da Polícia Militar e da Polícia Civil que preferem ficar no anonimato afirmam, nos bastidores, que o governo está pagando pra ver. Eles denunciam a falta de compromisso com as forças e o gasto desnecessário do dinheiro público em outras atividades que não são consideradas essenciais. O problema pode evoluir para uma tomada de posição radical, argumentam algumas lideranças.
DESCASO NA SAÚDE
Chegou ao cúmulo do absurdo o Hospital Geral do Estado postergar a cirurgia de uma senhora que padece há mais de cinco meses no leito da unidade para fazer um procedimento de emergência. Mesmo com a determinação da Justiça, a Secretaria de Saúde faz de conta que não sabe do problema.
UNEAL
A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) vai ofertar 1.195 vagas em cursos de graduação para novos estudantes em 2022. A seleção será realizada por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizando a nota obtida pelo candidato no Enem 2021. As vagas são distribuídas em 35 cursos nas cidades de Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió.
SANATÓRIO
Devido às manifestações de funcionários do Hospital Sanatório, em greve desde o dia 3, a unidade de saúde afirmou, em audiência ontem no TRT, que fará o pagamento do salário de novembro, a quitação da folha de dezembro e de cerca de 50% a 60% dos salários de janeiro. Segundo o diretor financeiro do hospital, os pagamentos poderão ser feitos ainda nesta semana, assim que houver o repasse da Prefeitura de Maceió.
SANATÓRIO 2
O presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal), Mário Jorge Machado Barros, afirmou que, caso essa previsão seja cumprida, os trabalhadores encerrarão o movimento paredista imediatamente.
» O cadastro dos comerciantes da feira livre do bairro Benedito Bentes começou ontem, para o recebimento de um auxílio financeiro, que deve contribuir para a retomada dos trabalhos e para as adequações necessárias de aproximadamente 300 feirantes.
» Os condutores licenciados para o transporte turístico em Maceió podem realizar, a partir de segunda-feira (14), a renovação anual do serviço de transporte de passageiros na modalidade turismo.
» Também a partir de segunda, os permissionários poderão realizar a atualização cadastral. A ação é direcionada tanto para quem conduz turistas com ônibus, como aqueles que o fazem com micro-ônibus, vans e similares.