Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN11022022
.

Com visíveis dificuldades de manter um grupo comprometido com as eleições deste ano, o governador Renan Filho, que sempre demonstrou arrogância com as tratativas políticas, navega na incerteza de candidaturas de peso que lhe possam dar sustentação caso saia candidato em outubro.
Inconfiável para a maior parte do seu pequeno grupo político, Renan ainda não tem como certa sua desincompatibilização do cargo, situação que é compartilhada pelo tio-deputado Olavo Calheiros que defende que ele cumpra o mandato até o fim. A incerteza tem rondado o Palácio República dos Palmares nos últimos dias.
Pesa sobre a possível candidatura de Renan Filho ao Senado o fato de ele já ter o pai no Congresso Nacional e ainda querer emplacar como suplente sua mulher Renata Calheiros, projeto que não tem agradado a aliados políticos, tampouco à sociedade alagoana.
ALIANÇAS DIFÍCEIS
Mesmo que tenha apresentado prováveis candidatos pelo MDB, a tropa escalada pode prejudicar outros postulantes com partidos mais frágeis para vagas na Assembleia Legislativa, o que torna difícil a convivência na campanha que se inicia.
BALÃO
As negociações que se arrastam há um bom tempo entre governo e as polícias Militar e Civil não garantem que as reivindicações sejam atendidas. Pelo menos o tempo é curto e, pelo visto, deve sobrar para o próximo governo. Governador e lideranças das forças não se entendem e a cada dia fica mais difícil um entendimento que atenda as duas partes.
ASSUSTANDO
Mesmo que a rede pública mantenha uma certa folga em leitos hospitalares e UTIs, as estatísticas apontam para um aumento substancial do número de óbitos diariamente e de pessoas infectadas. Assim, acende-se uma luz amarela de atenção, mostrando que a situação não anda nada boa.
PÉ NO FREIO
Parece não ser desta vez que a oposição na Assembleia Legislativa levará vantagem contra o governo do Estado. O remanejamento de recursos destinados à Secom proposto pelos deputados Davi Maia e Cabo Bebeto está longe de ser aprovado pelo colegiado. Eles defendem a abertura do que chamam de “caixa-preta da Secom” para patrocinar a autopromoção do governador Renan Filho, mas, no caminho, uma bancada governista que ainda atende às orientações palacianas.
VELHO CHICO
Durante reunião de acompanhamento da operação dos reservatórios do São Francisco, coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a Chesf comunicou que as defluências médias diárias de Sobradinho e Xingó devem se manter no patamar de 4 mil m³/s até próximo dia 28.
VELHO CHICO 2
A vazão de 4.000 m³/s, pelas regras estabelecidas, é a metade do valor da descarga de restrição máxima. “Até o momento, não há previsão de aumento de vazão do São Francisco. Pelo contrário, a expectativa é de gradativa redução”, afirmou o Diretor de Operação da Chesf, João Henrique Franklin. A Companhia ressalta que, com o objetivo de mitigar possíveis impactos da elevação de vazões, é imprescindível que seja evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação.
FALTA D´ÁGUA
Em relação à nota publicada na Coluna Fatos e Notícias, na edição de ontem, sobre a constante falta d´agua no alto Sertão alagoano, problema que seria de responsabilidade da BRK Ambiental, em nota enviada ontem à Gazeta, a empresa esclareceu que sua área de atuação em Alagoas, conforme contrato de concessão, corresponde apenas à Região Metropolitana de Maceió.
» O Ônibus da Vacinação estará hoje no Residencial Maceió I, Cidade Universitária, próximo ao Grand Jardim dos Flamboyants. O atendimento acontece das 9h às 16h.
» A vacinação itinerante está disponível para adolescentes a partir de 12 anos ou mais e adultos de todas as idades, sem ou com comorbidades. É necessário apresentar RG, CPF e Cartão de Vacina para receber o imunizante.
» Os comerciantes informais que estavam ocupando parte da Rua Emílio de Maia, no bairro Levada, nas proximidades do Mercado da Produção, foram notificados pela Semscs ontem. Eles têm até quatro dias úteis para fazer a retirada das barracas.