loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 01/10/2025 | Ano | Nº 6066
Maceió, AL
26° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN05032022

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A decisão do Supremo Tribunal Federal considerando inconstitucional a realização da Assembleia Geral da Região Metropolitana na concessão da outorga da Casal à BRK Ambiental desmontou os planos do governo do Estad, que queria ficar com a maior parte dos recursos, em detrimento dos mais de 30 municípios da região. Com a grana em mãos, o governo certamente apostava na emissão de novas ordens de serviços para beneficiar seus aliados políticos, numa ação considerada como campanha antecipada ao Senado da República. Agora, o Palácio República dos Palmares pode estar repensando em como desfazer o mal-estar com as prefeituras que seriam prejudicadas.

Ordem do dia

A concessão de abonos de permanência que já havia sido sepultados no governo voltou a ser discutida com força pela área econômica do Estado, proposta sobre qual que o governador já teria batido o martelo.

Mudança na Saúde

Aproximando-se o dia de deixar o governo, as mudanças no secretariado estão na ordem do dia. A Secretaria de Saúde, por exemplo, deverá ser ocupada pelo médico Gustavo Pontes de Miranda, atual Diretor Médico do Hospital Veredas e proprietário da Clínica de Ortopedia NOTE, na Gruta de Lourdes. Gustavo, nos comentários de bastidores, é pessoa muito ligada à família Bulhões.

Expectativa

As propostas que ainda estão sendo discutidas para beneficiar policiais militares e civis devem sair nos próximos dias. A pressão nos bastidores é grande e o governo observa que a demora tem levado a um desgaste desnecessário do governador Renan Filho.

Mês da pressão

Até o governador se desincompatibilizar do cargo, a pressão por melhores salários de todas as categorias funcionais vai aumentar. E este é o mês onde ainda poderão ser concedidos os benefícios pelo atual governo. Os custos disso tudo, bem, deixa isso pra lá.

Especulação

Que o deputado Paulo Dantas será mesmo o governador tampão em caso de desincompatibilização de Renan Filho, o que demonstra fazê-lo até o dia 2 de abril, isso ninguém tem mais dúvida. Dúvida mesmo é sobre o vice a ser escolhido pelos grupos políticos envolvidos.

Sem sintonia

Até agora, pelo menos, o emaranhado de compromissos vem dificultando a escolha de um nome para ser candidato a vice de Dantas e os envolvidos não bateram o martelo. De um lado está o grupo de Renan Filho, do outro está o deputado Marcelo Victor e, “comendo pela beirada”, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que já deu demonstrações de que alguma coisa está errada nas composições em que possam entrar o governador de Alagoas.

Indefinição

A mesma situação diz a respeito à escolha de uma chapa majoritária, mas isso em outubro deste ano, sobre as definições dos nomes que irão concorrer ao governo, que pode ser Paulo Dantas para a reeleição e outros personagens de grupos antagônicos. Como se vê, a parada é indigesta.

Muita conversa

Embora na Barra de São Miguel, durante o carnaval, o assunto tenha sido sobre sucessão e compromissos que nem sempre serão cumpridos pela Federação Partidária, nada está definido. O que se observa é uma misturada de opiniões e uma divisão clara de forças políticas no Estado.

Desorganização

Nem sempre as informações sobre vacinação pelo ConecteSUS são confiáveis. Muita gente tem tomado a dose de reforço, mas não aparece nos aplicativos, o que tem causado até constrangimentos em locais fechados de acesso ao público, como bares e restaurantes. Está faltando alguma coisa para que o sistema funcione com segurança.

» O governador Renan Filho continua disparado diariamente nas suas lives pelo estado afora, demonstrando que exerce, sem ser incomodado pelas autoridades, uma campanha política antecipada.

» A Policia Federal teve muito trabalho nessa sexta-feira (4) para fazer buscas e apreensões envolvendo figuras de destaque em Maceió, Paripueira e Barra de São Miguel. O alvo: movimentações financeiras ilícitas.

» A especulação sobre a permanência do secretário da Fazenda, George Santoro, num eventual governo do deputado Paulo Dantas a partir de abril não está sendo bem vista por algumas lideranças políticas.

» Neste caso, Santoro seria o cabo eleitoral ideal de Renan Filho durante a campanha que se avizinha.

Relacionadas