Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN08032022
.

O ritmo de campanha que o governador Renan Filho tem imprimido nas últimas semanas na capital e no interior tem deixado sua assessoria estressada. São viagens pra lá, viagens pra cá, sem falar na programação de liberação de recursos, assinatura de ordens de serviço e agrado às lideranças políticas que dizem ser seus aliados.
Mesmo com a corrida contra o tempo, o governador optou por agradar apenas a um segmento que lhe pudesse dar voto, deixando talvez para o fim do seu mandato, no dia 2 de abril, a liberação de algumas concessões pendentes, como é o caso das reivindicações feitas pelas polícias Civil e Militar.
Embromação
Pegando carona em dados estatísticos do governo federal, Alagoas tenta se destacar no combate à violência, o que não é verdade, em parte. A pandemia e ações vindas do Planalto fizeram diminuir a onda crescente de violência, que não só foi melhor no estado pela falta de concurso público para preencher os claros existentes nas forças policiais.
Em vão
Mesmo o governo soltando dinheiro para a estudantada jovem, o que fez sem nenhuma desfaçatez para angariar votos, as perspectivas do governo não são nada boas, o que deverá ser comprovado no início presencial das atividades escolares.
Governador ditador
Desde a semana passada que o clima entre os policiais civis não é nada bom com relação ao governo de Alagoas. Além de não atender sequer às pequenas reivindicações da categoria, o governador Renan Filho faz de conta que o Sindpol não existe. Por isso mesmo, o tempo esquentou e o sindicato mandou recado dizendo que a Polícia Civil não será desmoralizada.
Paralisação
Uma paralisação por tempo indeterminado foi discutida durante a reunião de ontem no auditório do Clube de Engenharia onde os policiais discutiram a intransigência do governo sobre suas reivindicações. A paralisação, para começar, ocorre até a próxima sexta-feira.
Dia da Mulher
Grande manifestação é esperada para esta terça-feira na Praça dos Martírios, com presença de centenas de mulheres para protestar e reivindicar direitos no seu dia. O encontro será iniciado às 8 horas e em seguida, após alguns pronunciamentos, as mulheres farão uma caminhada pelo centro de Maceió.
Doses homeopáticas
No último final de semana, circularam informações nos bastidores do Palácio República dos Palmares de que o governador vai anunciar a qualquer momento a concessão de alguns benefícios para os servidores estaduais. Mas não será tudo de uma vez. Renan Filho quer faturar politicamente e deixar para às vésperas de sua saída o grosso dos benefícios.
» Agentes da Defesa Civil de Penedo iniciaram vistorias em comunidades que historicamente são afetadas pelas cheias do Rio São Francisco. De acordo com o órgão, a ideia é analisar o estado de alerta e monitorar as condições dos locais.
» O Tribunal de Contas de Alagoas promoveu ontem, em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), uma atualização sobre o novo Sistema Integrado de Auditoria Pública (SIAP). Encontro reuniu gestores municipais, contadores e controladores.
» O Brasil registrou, em 2021, uma mulher estuprada a cada 10 minutos. Aumento é de 3,7% em relação a 2020; enquanto São Paulo teve queda de 24% nos números, Tocantins teve alta de 144% no período observado.
» O hemoal realizará ações externas para coleta de sangue em dois municípios de Alagoas. Em Arapiraca, a ação ocorrerá no bairro Canafístula; em Viçosa, os voluntários poderão se dirigir ao Laboratório Municipal.