loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 02/07/2025 | Ano | Nº 6001
Maceió, AL
28° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN19032022

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Ao gastar centenas de milhões de reais em estradas, muitas das quais inacabadas e mal feitas, o governo de Alagoas demonstra, na prática, que tentou ludibriar a população alagoana com propaganda enganosa.

O caso mais recente é a duplicação da AL-101 Norte, que, a passos de tartaruga, ainda não passou de Guaxuma e ninguém em sã consciência sabe quando chegará à Barra de Santo Antônio conforme projeto original. O mesmo se pode dizer da duplicação da São Miguel dos Campos-Arapiraca, que só deverá ser concluída no próximo governo.

UB muda de mãos

O Partido União Brasil, que a princípio seria comandado pelo deputado Marcelo Victor, presidente da Assembleia Legislativa, está mudando de mãos. Agora, será presidido, em Alagoas, por Luciano Cavalcante, que tem base eleitoral no município de Atalaia e é pessoa muito ligada ao deputado Arthur Lira.

Negligência

A falta de uma política mais consistente no setor de transplantes do governo do Estado tem proporcionado o sofrimento de dezenas de pacientes que sofrem na fila de espera. No setor de nefrologia, embora existam pelo menos três hospitais aptos à realização de transplantes, o caso é mais complexo.

Deficiência

Paciente e familiares reclamam do governo pela falta de campanhas maciças informando sobre a necessidade de doação de órgãos, o que viria, naturalmente, a salvar muitas vidas. O desconhecimento do processo de doação tem evitado uma participação mais efetiva da sociedade.

Não dá votos

Ao contrário de uma conscientização sobre transplantes, o governo do Estado, que praticamente já acabou, prefere anunciar obras de concreto e esquecer a parte social. Esta indiferença do governo durante os sete anos de administração demonstra a falta de compromisso dele com os que mais precisam.

União Brasil

Aguardado como o partido de maior representação no Congresso Nacional, nada ainda está definido em Alagoas, muito embora as especulações indiquem o deputado Marcelo Victor, presidente da Assembleia Legislativa, como o protagonista dessa nova agremiação.

Quase certo

Muito embora as redes sociais especulem sobre projeções do governador Renan Filho, é quase certo que ele deixe mesmo o governo até o dia 2 de abril. Todas as suas movimentações nos últimos dias indicam isso, com lives constantes, ataques a adversários, assinatura de novas ordens de serviço e algumas pequenas inaugurações no interior do Estado.

Definido

O que está definido mesmo em todo esse processo é que as eleições de outubro serão muto disputadas com governo e oposição se engalfinhando para eleger seus representantes no próprio governo, no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa.

Rei na barriga

Ao ensaiar sair candidato nas próximas eleições, Renan Filho tem amargado a indiferença de grupos e lideranças políticas, o que pode lhe trazer dissabores durante a campanha. Mostrando-se autossuficiente, voluntarioso e prepotente, o governador está provando do veneno que escolheu.

Expectativa

O que se tem observado são muitas conversas de bastidores, fake news e projeções que nem sempre representam a realidade. A formação de federações também é outro assunto que entra na ordem do dia, o que pode modificar o panorama político local.

» Ficou feio para o governador ser desmentido pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

» A licitação defendida por Renan Filho no caso do Canal do Sertão tinha um sobrepreço de R$ 50 milhões, conforme vários posicionamentos do Tribunal de Contas da União.

» O governo Jair Bolsonaro já investiu R$ 180 milhões e concluiu a quarta etapa do Canal do Sertão, lembrou Marinho ao “esquecido” governador.

» Com a conclusão da 4ª etapa do Canal do Sertão, pelo menos 113 mil pessoas estão sendo beneficiadas com água nas regiões do Agreste e do Sertão.

Relacionadas