Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN22032022
.

A inesperada suposta perda do União Brasil pelo deputado Marcelo Victor, presidente da Assembleia Legislativa, que pode acontecer ainda hoje, é um indicativo de que muita coisa vai acontecer até o próximo dia 2 de abril, prazo máximo de desincompatibilização para quem deseja disputar um mandato nas eleições de outubro.
O reboliço do caldeirão político nos últimos dias, contudo, evidenciam que velhos aliados se distanciam e conhecidos adversários fazem as pazes. No caso de Alagoas, muita água ainda vai correr por baixo da ponte.
Surpresa
Como estava praticamente decidido que o deputado Marcelo Victor ia comandar um dos maiores partidos em Alagoas, no Congresso Nacional, o União Brasil, o provável retrocesso mostra que tem alguma coisa no ar além de aviões de carreira.
Fato consumado
Luciano Cavalcante, atalaiense, será mesmo o nome que presidirá o União Brasil em Alagoas, na sua Comissão Provisória, como Fatos & Notícias informou na edição do último final de semana. Muito ligado ao deputado Arthur Lira, a indicação de Luciano foi aprovada ontem e deverá ser publicada hoje.
Apoio institucional
Mesmo que se comente nos bastidores uma possível divergência entre o deputado Arthur Lira e Marcelo Victor, o nome de Luciano para o UB foi aprovado consensualmente. Uma suposta disputa entre as duas lideranças foi descartada de pronto.
Mais longe
A certeza, porém, de um grande embate entre governo e oposição nas eleições de outubro, é clara. Se Paulo Dantas, Renan Filho e Marcelo Victor estarão de um lado, com certeza o grupo de Arthur Lira e JHC estarão do outro. Mas a conversa pode mudar mais à frente.
Definição
Faltando um pouco mais de uma semana para a decisão final de composições com vistas às próximas eleições, o quadro político vai se tornando mais claro e mostrando quem é quem neste jogo eleitoral.
Embate
Nos últimos dias, já em ritmo de campanha, Renan Filho e Arthur Lira se estranharam em algumas posições, o que demonstra que será uma eleição quente para saber quem comandará os destinos de Alagoas nos próximos quatro anos.
Lados opostos
Como já ficou definido em ocasiões anteriores, Renan Filho e Paulo Dantas já decidiram que irão votar no ex-presidente Lula, enquanto o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira e o senador Fernando Collor, marcham com o presidente Jair Bolsonaro.
No imprensado
Quando ninguém mais esperava, eis que o ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira, luta para montar uma chapa e disputar o governo de Alagoas. Nos bastidores, nomes são especulados, mas somente nas intenções. Nada de concreto até agora.
Ainda há risco
Médicos infectologistas continuam a alertar sobre o perigo da Covid-19 e orientam que se use máscaras em ambientes fechados. Eles alegam que a prevenção ainda é uma necessidade e que a pandemia ainda não acabou.
» O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alterou a composição da comissão responsável por cuidar da segurança cibernética da Corte e incluiu o combate às fake news e os ataques à Justiça Eleitoral entre as atribuições do grupo.
» Maratona promovida pela prefeitura de Maceió conseguiu elevar em 170% o número de crianças vacinadas em um fim de semana. Mais de 2 mil estudantes conseguiram se vacinar graças a ação com 120 ônibus escolares.
» Mutirão retirou, ontem, 25 toneladas de lixo do Mercado da Produção, na Levada. Segundo a prefeitura, diariamente 12 toneladas de resíduos sólidos são recolhidos, contendo vísceras, refugo, papelão, e demais materiais descartáveis.
» Três motoristas foram presos por embriaguez ao volante, em um trecho da AL-101 Sul, nos municípios de Barra de São Miguel e Maceió, em Alagoas. As ocorrências aconteceram no último domingo (20).
» O Banco Central (BC) liberou ontem as consultas aos valores “esquecidos” nos bancos ao grupo de pessoas nascidas depois de 1983. Para os nascidos antes desse período.