loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 06/08/2026 | Ano | Nº 6283
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN23032022

.

Ouvir
Compartilhar

Sem valorizar seus companheiros de partido durante os sete anos em que governou Alagoas, Renan Filho tem amargado revés na política alagoana. No início de uma grande revoada, o MDB perde espaço e se fragiliza para as próximas eleições.

Sem espaço, a debandada começou com a saída da deputada Jó Pereira e, horas depois, a notícia do pedido de exoneração de Alfredo Gaspar de Mendonça, da Secretaria de Segurança Pública, e a consequente saída dele do MDB.

Insatisfação

Nos bastidores, o governador Renan Filho foi o responsável pela desagregação do partido, sinal evidenciado durante a última reunião na sede do MDB, à qual poucas pessoas compareceram.

Shorts Youtube
Play
Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Play
Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Play
Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Play
Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Play
Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Mal estar

Por ter optado em definir suas preferências por alguns poucos nomes de sua conveniência e não por todos, como deveria ser, a exemplo de Isnaldo Bulhões, Renan Filho iniciou o processo de saída de seus filiados insatisfeitos com o comportamento do governador em detrimento dos demais candidatos.

Só o começo

Ontem, emedebistas históricos confidenciavam que a saída de Jó Pereira e Alfredo Gaspar era apenas o começo de uma sequência de revoada que parece ser mesmo inevitável.

Largado

Sem a caneta na mão provavelmente a partir do dia 2 de abril, Renan Filho vai ter que trabalhar muito para tentar mostrar aos aliados que ainda restam como vai ser a campanha para as eleições de outubro, o que parece não ser nada fácil.

Indução

As pesquisas que voltam a todo vapor nos dias que antecedem a formalização de grupos políticos mostram diferentes rumos com as candidaturas que estão postas. Algumas delas, por exemplo, forçam a tirar do foco candidatos fortes e elegem outros para evitar a polarização. Estratégia já bem conhecida da população.

Corda bamba

Há quem acredite que o prefeito JHC, empurrado pelas pesquisas, decida mesmo ser candidato ao governo nas eleições de outubro. Mas a própria família dá entender que este não seria o momento ideal. O projeto do prefeito, pelo visto, é outro.

Combate

Finalmente, a BRK Ambiental inicia uma operação de combate às ligações clandestinas que tantos problemas têm causado às principais praias de Maceió. Nesse trabalho, a empresa deverá identificar quem contribui para fomentar as línguas sujas e punir quem insiste em agredir o meio ambiente.

Deficiência

Com um sistema de drenagem precário, fruto da desatenção de muitas administrações, Maceió, como seu viu desde a última segunda-feira, mais uma vez não aguentou uma chuvarada forte. Praticamente todos os bairros da capital ficaram debaixo d’água, casas caíram e o trânsito ficou congestionado.

» Após manobra de cartolas, Gustavpo Feijó conseguiu na Justiça de Alagoas a suspensão da eleição para presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que estava prevista para ocorrer nesta quarta-feira (23).

» A eleição é marcada por diversas reviravoltas em diferentes âmbitos da Justiça, com ações no Rio de Janeiro, Alagoas e até no Superior Tribunal de Justiça.

» Em sua ação, Feijó, que é ex-presidente da Alagoana de Futebol, alega, entre outras coisas, que foi retirado do cargo de vice-presidente da CBF com antecedência e que a assembleia para definição das regras eleitorais não foi realizada dentro da legalidade.

» O governo federal liberou R$ 1,2 milhão para projeto da Ufal sobre albinos que vivem em quilombo de Alagoas. A verba, de acordo com a universidade, é destinada a trabalho da Faculdade de Medicina que trata sobre a saúde dessa população.

» Mais de 76 mil famílias de Alagoas entram para o Auxílio Brasil, do governo federal. O repasse injeta R$ 123 milhões a mais que o extinto Bolsa-Família no Estado.

Relacionadas