Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN29032022
.

Circulando com desenvoltura no governo que deve se acabar nesta semana, figuras carimbadas estão sendo acusadas de enriquecimento repentino e extorsão a grupos empresariais que desejam se instalar no Estado. Como o tempo é curto, já que a mamata termina no dia 2 de abril, a turma trabalha a mil por hora.
Até lá, os empresários confessam viver um verdadeiro martírio, com tentativas constantes de achaques que têm aumentado muito nos últimos dias. Como está tudo muito engrenado, as vítimas não sabem a quem recorrer. Enquanto uns desejam permanecer, outros querem voltar para a política e outros, os mais espertos, querem apenas operar facilidades e verdadeiros “milagres”.
Voracidade
É impressionante como pessoas ligadas ao poder estariam mergulhando na compra de terrenos na região Norte do Estado. Os espertinhos estariam atropelando tudo e todos, formando verdadeiros cartéis de condomínios milionários para vendê-los mais na frente à preços extorsivos.
Mudou a data
Certamente para fugir do Dia da Mentira, como foi seu governo até agora, Renan Filho transferiu para o dia 2 a renúncia ao seu mandato. Na carta que já está elaborada, faltando apenas alguns retorques, o ainda governador, que passou a tomar água quente e café frio, faz elogios ao seu próprio governo, mas empurrando os reais problemas para debaixo do tapete.
Agressividade
Está sendo bastante comum ver o governador irritado, agressivo, descontrolado. A razão seria o fato de estar deixando o poder ou temor de que venha à tona, no momento oportuno, detalhes sobre o buraco em que meteu o governo?
Mal na fita
Se depender da população de alguns bairros da capital, a BRK Ambiental seria afastada da distribuição de água, tanto pela falta do precioso líquido, que já se tornou recorrente, como pelas tarifas azedas que vêm por aí. O impasse será intermediado pelo Ministério Público do Estado.
Enganação
Os moradores de Guaxuma e adjacências se sentem enganados pelo governo do Estado com aquela história da duplicação da Al-101 Norte até a Barra de Santo Antônio. Como já era esperado, previsto e denunciado aqui na Gazeta, a duplicação está praticamente parada.
Tatu
Foi engraçado ver funcionários do Estádio Rei Pelé furando buracos durante a partida do CSA contra o Sport do Recife para o escoamento das poças d’água, evidenciando a péssima drenagem da principal praça de esportes de Alagoas. Afora isso, os rebocos caindo, arquibancada interditada e as supostas reformas em ritmo de tartaruga.
Acidente previsto
A indiferença do governo de Alagoas com o patrimônio público e a vida de pessoas foi uma constante nesta administração que deve se encerrar no próximo dia 2. Agora, como já era previsto, o muro da antiga Secretaria de Educação desabou, embora muitas denúncias já tivessem sido feitas nos órgãos de comunicação.
Agilidade
O levantamento ‘Mapa de Empresas’, feito pelo governo federal, mostra que Maceió é a capital brasileira mais rápida para a abertura de negócios. Apenas em 2021, o cadastro de novas empresas chegou ao tempo médio de 14 horas em Maceió, 8 horas a menos do tempo registrado em 2020 e quase 7 horas a menos das demais capitais.
Desburocratização
A capital alagoana ainda obteve outros destaques no ranking, sendo a mais rápida do Nordeste no tempo de resposta das consultas prévias de viabilidade locacional, que é a etapa na qual o Município informa se aquela atividade pode ser exercida no local selecionado pelo empresário. Segundo a Prefeitura de Maceió, os dados refletem o modelo de desburocratização e da expansão do empreendedorismo seguido pela Secretaria Municipal de Economia (Semec).
» A situação da violência contra a população negra em Maceió e no Estado foi discutida em audiência públiza ontem na Câmara Municipal. Com o tema “A juventude quer viver”, o debate reuniu especialistas, ongs e entidades representativas e tratou o assunto como genocídio.
» A UPM/AL e a Comissão Independente dos Veteranos da PMAL/CBMAL convocam todos os policiais e bombeiros militares para se fazerem presentes hoje, às 8h, em frente a sede da Assembleia Legislativa, para cobrar dos deputados a aprovação do Projeto de Lei que cria o Sistema de Proteção Social dos Militares Alagoanos, com suas respectivas emendas.