loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 29/07/2026 | Ano | Nº 6277
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN14042022

.

Ouvir
Compartilhar

A possibilidade da judicialização por parte de alguns partidos de oposição sobre as eleições do governador-tampão não tem incomodado a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. A eleição no dia 2 de maio obedecerá ao que reza a Constituição, e por isso dificilmente haverá algum impasse que possam transferir as eleições para outra data.

Caso acontecesse algum imprevisto e o Poder Judiciário entendesse que necessitaria se debruçar sobre a demanda da oposição, o mandato do desembargador Klever Loureiro automaticamente seria prorrogado. A possibilidade, entretanto, está muito longe de acontecer.

LEI É CLARA

De acordo com a Lei 8.576 de 19 de janeiro de 2022, no seu artigo 1º, estabelece que “vagos os cargos de governador e vice-governador do Estado nos 2 últimos anos do período governamental, a eleição para preenchimento dos cargos é feita pelo sufrágio dos deputados integrantes da Assembleia Legislativa, em sessão extraordinária, marcada para tal fim de 30 dias depois da última vaga”. Ou seja, no dia 2 de maio.

Shorts Youtube
Play
Fim da confusão? Avenida Pratagy ganha placas de proibido estacionar

Fim da confusão? Avenida Pratagy ganha placas de proibido estacionar

Play
Arapiraquense conquista ouro e entra para a elite do jiu-jítsu

Arapiraquense conquista ouro e entra para a elite do jiu-jítsu

Play
Cinema de graça! Penedo recebe mostra do Prêmio Grande Otelo

Cinema de graça! Penedo recebe mostra do Prêmio Grande Otelo

Play
Mutirão recolhe pneus e combate focos da dengue em Maceió

Mutirão recolhe pneus e combate focos da dengue em Maceió

Play
Juíza Ana Florinda é promovida a desembargadora do TJ de Alagoas

Juíza Ana Florinda é promovida a desembargadora do TJ de Alagoas

CIRCULANDO

Independentemente de ainda não ter sido indicado pela Assembleia Legislativa para governador-tampão, o deputado Paulo Dantas tem circulado com desenvoltura por todos os órgãos do governo.

JUDICIALIZAÇÃO

Corre solto nos bastidores políticos de que existe realmente a possibilidade de a eleição para governador-tampão ser judicializada. Isso faria com que o mandato do governador em exercício, Klever Loureiro, fosse estendido por mais trinta dias.

PRETERIDA

Se depender do senador Renan Calheiros, sua companheira de partido, a senadora Simone Tebet, não será candidata à Presidência da República pelo MDB. Compromissado com o ex-presidente Lula, Calheiros trabalha para inviabilizar Simone do processo eleitoral.

MUDANÇA NO PORTO

A Administração do Porto de Maceió terá novo dirigente a partir dos próximos dias. Sai Dagoberto Omena e entra Diogo Holanda, que tem uma relação próxima com o prefeito Renato Resende, do Pilar.

IMPASSE

Mesmo que a Braskem venha anunciando que 97% dos atingidos pela mineração no bairro do Pinheiro e adjacências já tenham resolvido sua situação, na prática a situação não é bem assim. Muitos moradores reclamam da demora e das condições para resolver os problemas relacionados às indenizações.

INSATISFAÇÃO

A reavaliação dos imóveis no bairro do Pinheiro deve contar, a partir dos próximos dias, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Alagoas e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo. A compensação financeira não tem agradado a centenas de usuários que ainda estão com suas situações pendentes junto à Braskem.

PROTESTO

Servidores municipais fizeram um protesto ontem pela manhã em frente à Secretaria Municipal de Gestão para que a prefeitura atenda ao pedido de 16% de reposição salarial. A manifestação contou com servidores da Saúde, Assistência Social e Educação.

DOMINGO É LIVRE

Após ser aprovado na Câmara de Vereadores, o projeto que concede gratuidade a passageiros de transporte coletivo em Maceió aos domingos foi sancionado ontem pelo prefeito JHC . O Domingo é Livre já passa a valer no domingo de Páscoa, dia 17 e é válido para todas as pessoas. A Prefeitura de Maceió ressalta que é necessário ao usuário portar o cartão "Vamu Cidadão" para ter direito ao benefício.

» O Ministério da Educação lançou ontem a plataforma PlaforEDU, um ambiente virtual de aprendizado para formação continuada da docentes da rede federal de ensino de educação básica, técnica e tecnológica.

» Na plataforma, os professores terão à disposição 280 cursos gratuitos de capacitação.

» Devido ao feriado de Semana Santa, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) informou que não haverá expediente entre os dias 13 e 17 de abril, retornando na segunda (18).

» Para quem deseja regularizar a sua situação eleitoral, o TRE/AL disponibiliza ferramenta de atendimento virtual, acessando o Sistema Título Net, disponível 24 horas por dia, inclusive em feriados.

Relacionadas