Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN30042022
.

A eleição do governador e vice-governador-tampão pela Assembleia Legislativa, prevista para esta segunda-feira, dia 2 de maio, é o assunto mais comentado nos bastidores políticos, nas redes sociais, nos sites e nos demais órgãos de comunicação. Principalmente agora quando o processo eleitoral foi judicializado. Com projeto já definido e com a eleição dos candidatos passando pelo voto aberto conforme entendimento inicial do STF sobre uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, a Assembleia Legislativa, através de sua Mesa Diretora, diz que o assunto está encerrado. Mas, pelo visto, não.
Com as últimas medidas judiciais, espera-se que, neste final de semana, apareçam mais novidades, com uma queda de braço crescente entre oposição e situação, num pequeno aperitivo do que virá com relação às eleições de outubro.
APOSTA
Como trair e coçar é só começar, como diz o velho ditado, fortes lideranças políticas acreditam que podem mudar o jogo e complicar a eleição do futuro governador. Com o voto aberto, a Assembleia leva vantagem, mas, com o voto secreto, naturalmente se acontecer, existe a possibilidade, mesmo remota, de alteração do placar.
SEM SURPRESAS
Para algumas pessoas próximas ao deputado Paulo Dantas, mesmo com toda essa confusão, sua eleição para governador-tampão é fato consumado. Conta com a maioria dos parlamentares na Assembleia Legislativa e apoio do presidente da Casa de Tavares Bastos, Marcelo Victor.
CUIDADO COM ELE
Já está chamando a atenção nos corredores palacianos a tentativa de eminências pardas que tentam influenciar nas decisões do governador Klever Loureiro, que tem realizado uma administração de austeridade, de trabalho e desvinculada de compromissos partidários. Apostam, à revelia do governador, no quanto pior, melhor.
XÔ, SATANÁS
Dedicados servidores públicos fazem preces rotineiramente para afastar do convívio palaciano uma alma penada que, com arroubos de autoridade, se contrapondo à humildade do chefe, tem patrocinado cenas desagradáveis. Que o furacão passe depressa, sentenciam observadores.
COBRANÇA
Mesmo que ainda não seja permitido pela legislação eleitoral, o ex-governador anda solto pelo interior cobrando de prefeitos e lideranças políticas apoio para as eleições de outubro. Um caso para o TRE.
REFORÇO TÉCNICO
O governo do Estado, além dos problemas deixados pelo ex, vai ter que dobrar os esforços para equipar o Hospital Metropolitano e outros inaugurados às pressas. Os equipamentos existentes, segundo médicos que prestam assistência nessas unidades, são insuficientes para atender a população.
TROCO
Como tratou durante sete anos os deputados estaduais com indiferença, o ex-governador começou a ter dificuldades políticas no interior do Estado. E vai piorar, dizem deputados nos bastidores.
MANDATO FAMILIAR
Além de querer fazer uma dobradinha com o pai no Senado Federal, o que passa a ser um caso único no Brasil, o ex-governador quer emplacar sua mulher, Renata Calheiros, na suplência. Uma verdadeira agressão ao tentar enganar o eleitorado alagoano.
VIOLÊNCIA
A criminalidade, de acordo com as estatísticas, só tem aumentado na periferia de Maceió com o tráfico de drogas, roubos e assassinatos.
» O servidor público do Estado não tem muito o que comemorar neste 1º de Maio. Durante sete anos, sequer o governo conseguiu repor as perdas inflacionárias que chegaram próximos aos 20%.
» Tem sido uma dor de cabeça para os que precisam fazer um procedimento cirúrgico no Hospital Universitário. É uma burocracia infernal, e o paciente é jogado de um lado para outro sem solução a curto prazo.
» A propaganda enganosa do governo do estado de que tudo ia bem nos órgãos que compõem a segurança pública, é contestada, nos bastidores, pelas ações do PCC e outras organizações criminosas nos presídios da capital.