Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN03052022
.
Em uma batalha jurídica que chegou ao Supremo Tribunal Federal, a oposição conseguiu liminar do presidente do STF, ministro Luiz Fux, suspendendo a eleição que estava programada para as 10 horas de ontem, segunda-feira, na Assembleia Legislativa. No mesmo domingo, o relator, ministro Gilmar Mendes, pediu informações à Mesa Diretora da Assembleia.
A decisão de Fux mudou completamente o planejamento da Casa de Tavares Bastos em realizar as eleições para governador e vice e dar posse aos novos inquilinos do Palácio República dos Palmares. Tudo estava preparado para a sessão plenária, o que não aconteceu.
Com a decisão do ministro Luiz Fux mantida pelo relator, ministro Gilmar Mendes, o desembargador Klever Loureiro vai permanecer no cargo até quando houver uma decisão final sobre a eleição de governador-tampão e vice, o que ninguém pode prever.
DISPUTA ELEITORAL
Mãe é presa após filha de 10 anos ser encontrada sozinha em Arapiraca
Dupla invade residência em Arapiraca; morador reage e consegue imobilizar um dos suspeitos
Pet desaparecido: envie uma foto do animal para a TV Gazeta
Operação Face Dupla: suspeitos de violência sexual contra crianças e adolescentes são presos
Acidente na Fernandes Lima deixa trânsito lento
Até agora a oposição vai ganhando terreno nessa disputa política, com o prefeito JHC e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, de um lado e a Assembleia Legislativa,do outro.
RELATOR
O ministro Gilmar Mendes foi sorteado relator da matéria de suspensão da eleição e pediu informações a Assembleia Legislativa, que, no domingo mesmo, prestou os devidos esclarecimentos. A previsibilidade é de que o ministro indique a 2ª Turma do STF de onde faz parte para que o processo seja apreciado.
INDEFINIDA
Enquanto a ação tramita no STF, as eleições estão suspensas. O STF deve estabelecer regras para o processo de votação questionado pelo PSB e o Partido Progressista, ou autorizar a realização das eleições.
AZEDOU
As relações entre o desembargador Klever Loureiro, enquanto governador, não são muitas republicanas com o secretário da Fazenda, George Santoro, que continua utilizando as redes sociais para provocar e criar confusão no meio político. O desembargador Klever não teria ficado nem um pouco satisfeito com a intervenção de Santoro.
COMPLICANDO
Longe das picuinhas, o governador Klever Loureiro tem tocado obras, participado de inaugurações e colocado em dia o planejamento traçado para sua interinidade. Afora algumas peças que insistem em complicar o relacionamento político, o governador se mantém equidistante e administra com tranquilidade os pequenos desconfortos.
DISPUTA
Nos bastidores e nas próprias redes sociais, o tema de eleição do governador-tampão é o enfoque especial, embora os efeitos colaterais sejam completamente diferentes, onde grupos políticos se engalfinham visando às eleições de outubro.
REGULARIZAÇÃO
O eleitor que não está quite com a Justiça Eleitoral tem até amanhã, dia 4, para resolver suas pendências. O site do TSE funcionará até às 23 hs e 59 minutos e quem deixar de regularizar sua situação poderá sofrer algumas punições.
INSTABILIDADE
O site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou por instabilidade momentânea ontem. A lentidão ocorreu às vésperas do encerramento do prazo para regularização, transferência e emissão do título de eleitor. De acordo com o TSE, o problema foi causado pelo alto número de acessos. Técnicos do tribunal trabalham para restabelecer os sistemas. Todos os procedimentos relativos ao título de eleitor, incluindo a emissão do documento pela primeira vez, podem ser realizados inteiramente online, sem a necessidade de sair de casa, por meio do Atendimento Online ao eleitor.
» A SMTT de Maceió iniciou ontem o cadastro para os taxistas que tenham interesse em prestar serviço na capital, por intermédio do aplicativo Táxi.Rio.Maceió Cidades. O período para se cadastrar vai até o dia 14 de maio, das 7h às 15h..
» Para se cadastrar, é necessário que o permissionário esteja regular na SMTT. O aplicativo de corridas de táxi Táxi.Rio.Maceió Cidades é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre as prefeituras de Maceió e do Rio de Janeiro.
» Os postos de combustíveis vão precisar mostrar os preços com apenas duas casas decimais a partir deste sábado (7) – prazo final para adequação à regra da Agência Nacional do Petróleo.