loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 26/07/2026 | Ano | Nº 6275
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN06052022

.

Ouvir
Compartilhar

A demissão irrevogável do secretário da Fazenda, George Santoro, decidida pelo governador Klever Loureiro na última terça-feira, teve dois aspectos fundamentais para a decisão: a primeira de que um dos principais auxiliares do governo extrapolou de sua competência ao atrair adversários para a administração do desembargador; e a segunda, por ele estar envolvido até o pescoço com denúncias de corrupção no Estado do Rio de Janeiro.

Na avaliação de pessoas próximas ao governador, Santoro vinha deixando o governo desconfortável, utilizando as redes sociais para provocar a classe política e especialmente aquelas pessoas que não rezavam na cartilha de Renan Filho.

DISCÓRDIA

Desde os tempos do ex-governador que George Santoro mostrava se sobrepor aos outros auxiliares do primeiro escalão, aparentemente demonstrando que era o preferido do Palácio República dos Palmares. Com essa corda toda, achou que continuaria reinando na administração, onde se deu mal.

Shorts Youtube
Play
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Play
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Play
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Play
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Play
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

NOVAS EXONERAÇÕES

Ontem o governo surpreendeu com novas demissões na área da Fazenda Estadual. Foram exonerados Renata dos Santos, secretária do Tesouro Estadual, Luiz Dias de Alencar Neto, secretário especial da Receita Estadual, e Paloma Silva Tojal Neto, secretária executiva de Gestão Interna.

AQUI, NÃO

Quem está ao lado do governador interino sabe que Klever Loureiro procura exercer a função tecnicamente e não aceita a interferência de terceiros no relacionamento com os outros poderes, principalmente com a classe política. Pouco o desembargador está se importando se agrade ou não aos que são até hoje apadrinhados do poder.

SURPRESA

O ex-governador finalmente compreendeu que não tem mais a caneta na mão e que os tempos são outros. A demissão de Santoro foi um recado aos que ainda pensavam que continuavam mandando no Estado.

BOM SENSO

A saída brusca do então secretário da Fazenda vai fazer o deputado Paulo Dantas, eleito futuro governador-tampão, pensar duas vezes em recolocá-lo no cargo, como andam comentando por aí. Seria, no entender de alguns observadores, uma pequena provocação ao Poder Judiciário.

ALÍVIO

Entre o primeiro escalão do governo, o clima era de alívio com a saída de George Santoro, considerado o braço forte do ex-governador, embora esteja medida em supostas denúncias de improbidade administrativa no Rio de Janeiro. O ex-secretário era considerado persona non grata entre a comunidade administrativa.

CRESCENDO

O surto de dengue em Maceió tem crescido assustadoramente nos últimos dias e preocupado as autoridades de saúde. A população também vê com preocupação a ausência de carros fumacê nas regiões mais problemáticas, embora não seja a solução principal para solucionar com o problema.

PROTESTO

Os professores da rede pública municipal de Arapiraca fizeram um protesto ontem para pedir a recomposição salarial da educação. O ato aconteceu em frente ao Centro Administrativo da prefeitura. Os professores alegam que aguardam o reajuste há dois anos. O Sinteal cobra o reajuste de 33,24 no piso salarial.

VAGAS

O IBGE abriu processo seletivo simplificado complementar para a contratação temporária de profissionais que trabalharão no Censo 2022. Há vagas para Maceió e as inscrições estão abertas até hoje.

» O Senac abriu processo seletivo para cargos de instrutor nas áreas de Informática, Beleza, Segurança do Trabalho, Gastronomia (bar), Gestão, Hospedagem, Asseio, Conservação e Zeladoria, na cidade de Maceió

» Já em Arapiraca, as vagas são para as áreas de Moda, Beleza, Segurança do Trabalho, Gastronomia e Gestão.

» Os interessados devem enviar o currículo atualizado para o e-mail [email protected], no período de 5 a 10 de maio, especificando no assunto “Instrutor – área de atuação e jurisdição”.

» A Prefeitura de Maceió lançou ontem o aplicativo Cittamobi Acessibilidade, voltado para pessoas com deficiência visual. O aplicativo conta com assistente de voz e recebe interações por áudio ou por tela.

Relacionadas