app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN24052022

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 24/05/2022 - Matéria atualizada em 24/05/2022 às 04h00

Procurando mais visibilidade política e perseguindo a conclusão de obras deixadas pelo seu antecessor, o governador Paulo Dantas não tem poupado seus auxiliares nem mesmo nos finais de semana. 

O ritmo tem sido intenso, e equipes se revezam para acompanhar o governador em obras em andamento e inacabadas e outras já prometidas no início do seu mandato.

Até julho, dentro do que estabelece a legislação eleitoral, Paulo Dantas vai continuar imprimindo uma rotina diária de visitas, discussão de obras com sua equipe técnica, viagens ao interior e, naturalmente, contatos políticos permanentes.

A disposição no início do governo tem sido impressionante, avaliam auxiliares diretos de Paulo Dantas, que acorda cedo, cumpre agendas do governo e dorme tarde. Só assim terá o tempo necessário para imprimir a marca de sua administração.


MANTIDOS

Os compromissos assumidos com prefeitos do interior na realização de pequenas obras vão de vento em popa, embora tenha um orçamento apertado até o final do ano, o que é assunto para a Secretaria da Fazenda resolver.


TROPEÇO

Os recursos advindos da BRK Ambiental, com os quais o governo contava, agora não conta mais, depois da decisão recente do Supremo Tribunal Federal que derrotou a pretensão do ex-governador Renan Filho que queria abocanhar a maior fatia do dinheiro em detrimento aos 13 municípios da região Metropolitana de Maceió.


ESPERANÇA

A equipe de Paulo Dantas, entretanto, ainda tem esperança na concessão de empréstimos na ordem de R$ 800 milhões, o que daria para garantir a realização de novas obras e conclusão de outras que foram deixadas pelo caminho.


SEM EXCEÇÃO

Nos corredores do Palácio República dos Palmares, a informação que circula é de que o governador procura atender, se não todas as demandas da classe política, mas pelo menos em uma boa parte, sem distinção partidária.


PRIORIDADE

Alguns auxiliares do governador Paulo Dantas parece que ainda não entenderam que a mulher passou a ser muito prestigiada no seu governo, já que mais da metade do seu secretariado é formada por essa força de trabalho. Afastar mulheres grávidas mesmo que estivessem em cargos comissionados não é e nunca será uma boa política.


AFASTAMENTO

Para se dedicar à campanha ao governo, o senador Rodrigo Cunha se afasta do mandato hoje à tarde, assumindo sua vaga a suplente Eudócia Caldas, mãe do prefeito JHC. Eudócia, ex-prefeita de Ibateguara, ficará no Senado por quatro meses.


GREVE

Os servidores do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) deflagraram greve por tempo indeterminado. A greve foi decidida em Assembleia Geral Extraordinária, que foi realizada ontem. Os servidores pedem reajuste salarial de 19,99%, que, segundo eles, não acontece há cerca de cinco anos.


CANAPI

A cidade de Canapi, no Sertão de Alagoas, está entre as cidades brasileiras que vão receber nos próximos dias um repasse financeiro do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, em decorrência de fortes chuvas que atingiram a localidade. Canapi irá receber um valor de R$ 102,8 mil para reconstruir passagens e bueiros. A autorização da destinação da verba ocorreu ontem.

» O HGE está investigando uma denúncia de que alunos de Medicina de mais de uma faculdade do estado teriam realizado uma cirurgia na unidade de saúde de Urgência e Emergência, no Trapiche. 

» A denúncia aponta que os estudantes fizeram a cirurgia acompanhados por médicos. Pela lei de estágios, eles não podem efetuar o procedimento, visto que não fariam parte do quadro de residência do hospital.

» A terceira chamada do Processo Seletivo Simplificado (PSS), que convoca 48 candidatos, foi publicada ontem pela Semed. 

» A lista contempla 30 auxiliares de sala, seis intérpretes de libras, sete assistentes sociais e cinco psicólogos, que irão contribuir com a rede municipal de ensino.

Mais matérias
desta edição