Confira os destaques da política alagoana #FN07062022
.
Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 07/06/2022 - Matéria atualizada em 07/06/2022 às 04h00
O remanejamento de recursos iniciado pelo governo de Paulo Dantas entre as secretarias e órgãos do Estado demonstra que a farra do dinheiro público com obras eleitoreiras já chegou ao seu limite e não há mais dinheiro para tudo isso.
Não faz muito tempo, o deputado Arthur Lira, presidente da Câmara, revelava que o Estado já não tem mais recursos para fazer o que vinha fazendo politicamente e que a fonte, até o final de agosto, estará plenamente esgotada.
Sem dinheiro nos cofres, mas com um orçamento que pode ser remanejado, é necessária a aprovação de um projeto de lei que deverá passar por uma autorização da Assembleia Legislativa, o que não será difícil de acontecer.
PÉ EMBAIXO
O governador Paulo Dantas não aliviou o pé e continua no mesmo estilo do governo anterior: liberando recursos para prefeituras do interior e assinando novas ordens de serviço, cuja fonte de recursos começa a se esgotar.
TEMPORAL E MORTE
As chuvas fortes voltaram a castigar o Estado e, na capital, ventos fortes derrubaram árvores, faltou energia em vários pontos da cidade e o número de desabrigados aumentou no último final de semana. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros tiveram muito trabalho entre o sábado e a madrugada de ontem, com óbito registrado em Palmeira dos Índios, onde uma mulher morreu soterrada em consequência de um deslizamento.
ALERTA
Nas Avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, motoristas temem a possibilidade de árvores caírem na pista, o que vai demandar uma maior fiscalização por parte da prefeitura de Maceió.
ENXURRADA
O volume de água das chuvas fez voltarem a subir os principais rios que cortam alguns municípios, a exemplo do rio Mundaú e rio Paraíba, que cortam as cidades de Capela, Cajueiro e Atalaia. As águas, no final de semana, atingiram o nível das pontes existentes na região.
CONFRONTO
O prefeito JHC não perdeu a oportunidade e criticou duramente a Assembleia Legislativa por discutir novo modelo da Região Metropolitana no caso da outorga da BRK Ambiental. O prefeito chamou boa parte do legislativo de “turma do atraso”.
FORÇA-TAREFA
A Superintendência Regional do INSS no Nordeste criou uma força-tarefa para agilizar a análise de requerimentos dos municípios alagoanos atingidos pelas chuvas nas últimas duas semanas. A medida também ocorrerá para as localidades afetadas em Pernambuco. A prioridade, segundo o INSS, é para o atendimento aos pedidos de aposentadorias, salários-maternidade, pensões por mortes e auxílios-reclusão, que estão na fila de espera há um período superior a 45 dias.
FORÇA-TAREFA 2
Outra frente de trabalho irá atuar, segundo o órgão, exclusivamente com a conclusão dos benefícios de Auxílio por Incapacidade Temporária das cidades da abrangência da Gerência-Executiva do INSS em Recife, uma vez que todas as cidades sob essa jurisdição foram atingidas pelos impactos das chuvas. Vinte e sete servidores irão formar um Grupo de Trabalho Excepcional, a ser realizado no período de 1 a 17 de junho de 2022.
GOV.BR
A plataforma de relacionamento do governo brasileiro com o cidadão, a Gov.br, atingiu 130 milhões de usuários. O número equivale a 80% da população acima de 18 anos no país, de acordo com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.
» Quase 70% das empresas em atividade no Brasil são formadas por microempreendedores individuais (MEI), divulgou hoje a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia. » Segundo o boletim Mapa de Empresas, existem 13.489.017 MEI no país, de um total de 19.373.257 empresas ativas. » No Brasil, apenas 4% dos resíduos sólidos que poderiam ser reciclados são enviados para esse processo, índice muito abaixo de países de mesma faixa de renda e grau de desenvolvimento econômico. » Falta conscientização e infraestrutura que esses materiais retornem para o ciclo produtivo.