app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN30062022

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 30/06/2022 - Matéria atualizada em 30/06/2022 às 04h00

A autorização pela Assembleia Legislativa para o Estado contratar mais um empréstimo na ordem de R$ 77,4 milhões junto ao Banco Interamericana de desenvolvimento atola Alagoas numa dívida que irá comprometer, futuramente, a realização de obras sociais.

Esse e outros empréstimos aprovado pela bancada governista na Casa de Tavares Bastos, demonstra o risco que corre o Estado em não poder, nos próximos anos honrar com todos os compromissos assumidos.

Sob a alegação da execução para Projetos de Investimentos e que seriam voltados para oferecer linhas de créditos para a Transformação Digital, é bom a oposição na Assembleia Legislativa ficar de olho nos recursos, para não serem desviados de finalidade como aconteceu com o Fecoep que foi utilizado para a construção de estradas mal feitas e Cisps à base de isopor.


PERDENDO TERRENO

Sem um projeto definido para pôr em prática durante os poucos meses que estará à frente do governo, Paulo Dantas perde uma grande oportunidade de mostrar serviço, a não ser cumprir ordens do ex-governador, que continua com suas digitais nas mais importantes secretarias do estado.


SUMIU?

As declarações do ex-governador de que o Estado teria em caixa mais de R$ 5 bilhões para investimentos parecem que não têm muita sustentação. Se tivesse essa dinheirama toda, o governo não se arriscaria a se envidar ainda mais com os sucessivos empréstimos que estão sendo feitos, com a participação e aprovação da bancada governista na Assembleia Legislativa.


PÉ NO FREIO

A partir desse domingo, não será mais permitido a utilização de meios para promover campanhas de candidatos com vistas às eleições de outubro, mesmo que já existam decisões judiciais para punir quem atropele a lei.


PRA VALER

O Tribunal Regional Eleitoral já avisou que não irá tolerar possíveis descumprimento da legislação e o candidato ficará sujeito até a inelegibilidade nos casos mais graves. Até agora, apenas, a aplicação de multas.


AFUNDOU O PÉ

Esta semana o governo não teve pena do combustível para as aeronaves que cruzaram os céus de Alagoas e afundou o pé na concessão de benefícios para municípios do interior, embora não se tenha certeza de que as promessas serão cumpridas.


REPERCUSSÃO

Ainda repercute nos meios políticos e junto à população a visita do presidente Jair Bolsonaro na última terça-feira, quando entregou oficialmente às pessoas de baixa renda 1.120 unidades habitacionais, em solenidade realizada no bairro do Vergel do Lago.


SE AGRAVANDO

A incidência de contaminação da Covid-19 está de vento em popa e já preocupa as autoridades de saúde. Os especialistas avaliam que o número de pessoas contaminadas vai subir depois dos festejos juninos, em que eventos reuniram um público próximo a 100 mil pessoas por dia somente em Maceió.


UFAL

Foi aberta a segunda etapa de inscrição para cursos de nível superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com isso, a Ufal está com 2.468 vagas disponíveis para 72 cursos de graduação presenciais e as inscrições ocorrem até às 23h59 de sexta-feira, 1º.


UFAL 2

A seleção analisa os resultados do concorrente obtidos no Enem, realizado em 2021. O resultado será divulgado no dia 6 de julho. Os candidatos podem, no momento da inscrição, escolher até dois cursos, sendo os dois da Ufal ou de universidade que esteja com prazo aberto.


» O MEC lançou na terça-feira (28) duas ações voltadas para estudantes, instituições de ensino e gestores de programas educacionais de todo o Brasil

» A plataforma Rede Aprender receberá dados das instituições de ensino e abastecerá outras ferramentas educacionais. O aplicativo Jornada do Estudante funciona como um canal direto de comunicação digital com os estudantes.

» A Avenida Silvio Viana, na Ponta Verde, começa a ganhar a faixa verde destinada a pedestres. A ação faz parte de outras já iniciadas em janeiro, quando a Prefeitura colocou cones para ampliar o calçadão e permitir que as pessoas pudessem caminhar e correr no local.

Mais matérias
desta edição