app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN06072022

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 06/07/2022 - Matéria atualizada em 06/07/2022 às 04h00

A Justiça Eleitoral começou a convocar ontem os mesários que vão trabalhar nas eleições de outubro. No pleito deste ano, cerca de 2 milhões vão colaborar com o atendimento ao eleitor nas seções eleitorais, nos postos de justificativa e no apoio logístico no primeiro e segundo turnos.

As pessoas que se inscreveram para trabalhar como mesários ou que foram convocados para prestar o serviço no dia da eleição vão receber um documento oficial da Justiça Eleitoral de forma física ou por aplicativo de mensagem e e-mail. O critério de comunicação será estabelecido por cada tribunal regional eleitoral (TRE). Após a convocação, os mesários passarão por um treinamento virtual, no qual receberão informações sobre os procedimentos que deverão ser adotados durante a votação e soluções para eventuais problemas que podem surgir.


ESPERTEZA

Como se não bastassem os transtornos causados pela enchente que devastou a cidade, moradores de São José da Laje, na Zona da Mata de Alagoas, agora enfrentam outro problema: a cobrança de preços abusivos por velas, item muito procurado já que a cidade está sem energia desde o fim de semana. Segundo relato de alguns moradores, o maço com dez unidades, que antes não chegava a R$ 10, estava sendo vendido por mais de R$ 20.


AULAS SUSPENSAS

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) suspendeu as aulas até sexta-feira (8) nos campi localizados nas cidades em situação de emergência por causa dos estragos provocados pela chuva: Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Murici. A decisão ocorreu após uma reunião com a equipe de gestão da unidade de ensino, diante do cenário de destruição de casas, pontes e estradas.


BURACOS

Moradores da Rua Dr. Adaucto de Pereira, no bairro do Farol, em Maceió, entraram em contato com a Gazeta para reclamar da ‘‘buraqueira’’ que se formou após obras de saneamento na região, executadas pela BRK Ambiental. Eles relatam que o serviço foi executado, mas os buracos ficaram, causando uma série de transtornos aos pedestres e condutores.


BURACOS 2

A BRK informa que há um registro de reparo de vazamento em andamento na rua em questão e que recomposição do asfalto é a última etapa do serviço, que será concluído nos próximos dias. A empresa reforça, ainda, que uma equipe de diagnóstico será enviada para verificar a situação da ocorrência antes de iniciar a repavimentação, em razão das fortes chuvas que atingem Maceió, para que as equipes operacionais possam prosseguir com os trabalhos.


SIMULADO

Agentes da segurança pública farão, nesta sexta-feira (8), um exercício simulado do Plano de Defesa nos municípios de Delmiro Gouveia, Maragogi, Japaratinga e Porto Calvo. O simulado – que está previsto para ter início a partir da meia-noite do dia 08 – está sendo organizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e treinar ações em casos de assaltos a bancos.


RESSACA

A Marinha do Brasil emitiu ontem um alerta sobre a possibilidade de ressaca do mar em Alagoas. De acordo com o boletim, um sistema de alta pressão poderá afetar a faixa litorânea de Alagoas, provocando ressaca com ondas de direção sudeste a leste, com altura de até 3,5 metros. O alerta também aponta para ventos de força 7 com rajadas de sudeste para leste. A previsão vale até a noite de hoje.

» Por causa das enchentes provocadas pelas chuvas, os fóruns de Limoeiro de Anadia e Rio Largo suspenderam os atendimentos presenciais.

» O atendimento ao público está sendo feito de maneira remota, pelo Balcão Virtual. Não há previsão de retorno das atividades presenciais nessas unidades.

» O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, assinou ontem, nos Estados Unidos, um acordo para autorizar a participação da Organização dos Estados Americanos (OEA) na função de observadora das eleições de outubro.

» Segundo o TSE, a missão será independente para colaborar com o aperfeiçoamento do sistema eleitoral brasileiro.

Mais matérias
desta edição