app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5588
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN12072022

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 12/07/2022 - Matéria atualizada em 12/07/2022 às 04h00

Na prática não era necessário, mas a má intenção de alguns comerciantes inescrupulosos forçou ao Procon exercer uma fiscalização mais séria nos postos de combustíveis, para evitar que o consumidor, mais uma vez, seja prejudicado.

Enquanto alguns proprietários cumprem as regras, mostram os preços aplicados depois da redução do ICMS, outros tentam manobrar para tirar proveito da situação. Sob a alegação de que o estoque é antigo, alguns postos insistem em não reduzir o preço e podem incorrer em crime contra a economia popular.

Como era de esperar, a Sefaz manobrou e usou até o Fecoep para tirar proveito do decreto que obriga a redução do ICMS, tentando burlar subliminarmente uma decisão do Congresso Nacional e um decreto da Presidência da República. Como sempre acontece, o secretário George Santoro mais uma vez joga contra o povo em defesa intransigente dos cofres do Estado.


DEFINIDO

Numa eleição bastante movimentada, os advogados escolherem a lista sêxtupla que será enviada ao Tribunal de Justiça para a vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional. A escolha final, depois da seleção dos três nomes que irão ser encaminhados ao Palácio República dos Palmares, caberá ao governador Paulo Dantas.


AMEDRONTANDO

O número de infectados e mortes recentes pela Covid-19 nos últimos dias tem amedrontado a população. Os hospitais estão lotados e a Secretaria de Saúde já monta esquema especial para ampliar o número de vagas nas unidades públicas. Aliado à Covid, a chikungunya, dengue e a gripe.


SEM VOLTA

O senador Rodrigo Cunha definiu Luciano Bivar como seu candidato a presidente, o que contraria lideranças que defenderam o nome de Jair Bolsonaro. Como fica o imbróglio nessa divisão, só depois das convenções que começarão neste mês de julho e terminarão no dia 5 de agosto.


CONTRAMÃO

Ao escolher Luciano Bivar, presidente do União Brasil, Cunha vai de encontro ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que é declaradamente apoiador da reeleição do presidente Jair Bolsonaro.


PIORANDO

Se a prestação de serviço no fornecimento de água pela BRK Ambiental já era ruim, piorou com as fortes chuvas caídas na capital e no interior. Em alguns municípios o abastecimento ainda não foi normalizado e as perspectivas não são lá muito boas.


SERVIÇO RUIM

Os usuários das unidades de Ponto Atendimento em Maceió administradas pelo governo do Estado, têm comido o pão que o diabo amassou. As filas crescem a cada instante, e o paciente chega a esperar pelo menos três horas para ser atendido.


PROPAGANDA ENGANOSA

Mas não é isso que o governo vinha dizendo nas suas propagadas oficiais. O serviço nas UPAs é cada vez mais ruim e as reclamações tomam conta das redes sociais, sem que, até ontem, a Secretaria de Saúde diga o que está acontecendo.


ERRAMOS

Diferentemente do que informou a nota “COMPENSAÇÃO”, publicada na coluna Fatos e Notícias do último dia 8, não são os moradores dos bairros afetados pela mineração que apresentam à Braskem as propostas de compensação financeira pelo fato de terem de deixar seus imóveis, mas sim a própria empresa que propõe o valor a esses moradores. Foram mais de 15 mil propostas apresentadas e dessas quase 14 mil foram aceitas e 12.420 já foram pagas. De acordo com a Braskem, já foram identificados 14.500 imóveis na área de desocupação e monitoramento.


» O atendimento ao público no Fórum de Rio Largo será retomado hoje, enquanto o de Limoeiro de Anadia voltará com as atividades presenciais amanhã.

» Ambos os fóruns foram afetados por inundações provocadas pelas fortes chuvas no interior de Alagoas.

» Segundo o Tribunal de Justiça de Alagoas, no Fórum de Limoeiro, os reparos na parte elétrica foram concluídos e falta apenas o restabelecimento da internet.

» O Ministério Público Estadual ajuizou uma ação por ato de improbidade administrativa contra a prefeita de Porto Calvo, Eronita Sposito, e outras seis pessoas, acusadas de fraude à licitação. Na ação, é apontado o uso de empresas de fachada e testas de ferro, de modo a conseguir beneficiar, usando meios ilícitos.

Mais matérias
desta edição