app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5716
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN20112019

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 20/11/2019 - Matéria atualizada em 20/11/2019 às 06h00

Novamente o governador Renan Filho pega carona nas iniciativas do governo federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional e anuncia recursos na ordem de R$ 19 milhões para o Canal do Sertão, cujas obras estavam praticamente paralisadas, prometendo água para irrigação para os pequenos agricultores.

Ele esquece, por exemplo, que essa promessa é antiga e até agora o governo não moveu uma palha para beneficiar os pequenos produtores da região.

Em épocas de vagas magras, o governador some da mídia, mas basta o governo federal liberar recursos, que se se apressa em dizer que foi ele que conseguiu as condições para tocar as obras do Canal do Sertão.

Vai trabalhar, governador. O que os pequenos produtores querem é que sua excelência trabalhe mais e fale menos.


MIGALHAS

Cansadas de receberem uma migalha do governo, os moradores do Pinheiro e adjacências praticamente perderam as esperanças de serem indenizados. Até agora, reclamam eles, somente soluções paliativas, mas, na prática, absolutamente nada. A Braskem, por sua vez, questiona na Justiça os laudos emitidos pela CPRM e só Deus sabe quando ocorrerá uma solução definitiva.


NOVAS MANIFESTAÇÕES

Os servidores do Detran estão dispostos a ir até a última consequência para que o Estado dê a eles a devida atenção. Além de prometerem novas paralisações, agora com um tempo bem maior do que aconteceram na semana passada, os trabalhadores deverão provocar a Justiça para a solução das suas reivindicações.


RECLAMAÇÃO

O atraso nas obras do Marco de Maceió, local turístico dos mais importantes da capital alagoana, está trazendo problemas para os moradores da região. Enquanto as obras não avançam, mesmo com os recursos tendo sido destinados pelo governo federal, a malandragem no entorno do antigo Alagoinha aumenta, os pontos de drogas continuam e o turista se afasta.


ACOMPANHANDO

Os bolsonaristas de carteirinha já mandaram um aviso de que, se o presidente deixar mesmo o PSL, vão acompanhá-lo. Ou seja, acreditam não terem prejuízos políticos. Isso, porém, somente será visto nas eleições do próximo ano, ou quando começarem mesmo pra valer as pesquisas para os candidatos do partido.


ATRÁS DO PREJUÍZO

Com fluxo negativo de turistas em Alagoas, principalmente internacionais – um recuo de 67% no número de passageiros nos dez primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2018 –, fica evidente o motivo que levou Renan Filho (MDB) a entrar em acordo com a TAP e liberar R$ 5,2 milhões para divulgação dos voos que a companhia aérea portuguesa fará para Maceió. Ele estaria tentando reduzir os prejuízos causados pela evasão de visitantes estrangeiros e o desgaste na imagem do seu governo.


NEGÓCIO

A assinatura do negócio foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no último dia 12 de novembro, coincidentemente, três dias antes da viagem do gestor estadual e de sua comitiva a Portugal, país-sede da empresa. O dinheiro saiu do Fundo de Equilíbrio Fiscal do Estado de Alagoas (Fefal), após aprovação pelo comitê gestor formado pelos secretários Rafael Brito (Turismo e Desenvolvimento Econômico), George Santoro (Fazenda) e Felipe Carvalho (Gabinete Civil). Tudo devidamente autorizado pelo governador.

» Ao menos 675 pontos do litoral brasileiro já foram atingidos pelas manchas de óleo de origem desconhecida que, desde o fim de agosto, se espalhou por toda a costa do Nordeste e pelo litoral norte do Espírito Santo. » O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou ontem a anulação de uma questão da prova de ciências humanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. » Com o verão batendo à porta, a orla da Jatiúca será ocupada pelos amantes das atividades físicas. A partir das 6h deste sábado (23), por trás da academia ao ar livre, um aulão levará pessoas à exaustão nas modalidades de zumba, funcional, insanity e ginástica aeróbica. O evento é aberto ao público.

Mais matérias
desta edição