Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN27082022
.

A licença-prêmio de juízes e desembargadores que foi aprovada pela Assembleia Legislativa, em que alguns podem levar a bagatela de até R$ 1 milhão, vai para a sanção do governador Paulo Dantas. É preciso, porém, o aval do secretário da Fazenda, George Santoro, que dirá se o Estado tem condições de bancar esta verba extra.
Como não nutre nenhuma simpatia pelo Poder Judiciário, relembre-se de que foi destituído do cargo quando da administração do desembargador Klever Loureiro, Santoro pode colocar água na fervura, ou o governador tomar uma decisão sem ouvir um dos seus mais importantes auxiliares. Como a vantagem para juízes e desembargadores não é bem apreciada pelos servidores do Judiciário, que sempre reclamam de reajustes salariais, ninguém sabe como o Dantas vai agir. Espera-se, entretanto, que ele tenha muito bom senso para administrar essa sinuca de bico.
MISTÉRIO
Os alagoanos começaram a semana se perguntando por que o governador Paulo Dantas, na sua campanha pela reeleição ao governo de Alagoas, resolveu deixar só o Paulo nas suas propagandas eleitorais.
DESAFIO
Um dos grandes desafios do próximo governo de Alagoas é colocar em pleno funcionamento os hospitais construídos em Maceió e cidades do interior. Sem pessoal especializado, equipamentos e um atendimento precário, a população vem sentindo na pele as dificuldades na área de saúde.
COMPROMISSO
Um dos candidatos ao governo, Fernando Collor, prometeu que, eleito governador, vai colocar as unidades de saúde para funcionar na prática, atendendo à grande demanda de pacientes que passam meses na fila à espera de um atendimento.
CONTINUIDADE
O atual governador, que também pleiteia a reeleição, tem afirmando, por onde passa, que vai dar continuidade às obras do ex, ou seja, continuar tudo como era antes.
EXPECTATIVA
A abertura do Guia Eleitoral pelos candidatos majoritários na última sexta-feira foi dentro do esperado. Propostas, apresentações, mas o fogo cruzado deverá começar na próxima semana.
DESPREZO
Enquanto em anos anteriores o governo se preocupou em privilegiar algumas empreiteiras e realizar obras de concreto, em que, com pouco tempo, já se ressentem de novos investimentos, a atenção às pessoas mais carentes do Estado ficou para trás.
COBRANÇA
Ao fazer funcionar as betoneiras com fins eminentemente políticos e pagar a alunos para irem às escolas em anos anteriores, o ex-governador agora viaja ao interior fazendo cobranças às lideranças políticas
NA COLA
Se depender de aliados do governo do Estado, alguns candidatos às eleições proporcionais terão muitas dificuldades de conseguir um mandato no dia 2 de outubro. A perseguição nas últimas semanas tem sido implacável.
UNIVERSITÁRIOS
Alagoas apresentou um recuo no número de pessoas matriculadas em universidades entre 2019 e o primeiro ano da pandemia de Covid-19. Os dados foram divulgados somente nesta semana, pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp). O levantamento mostra que o estado tem 105,7 mil estudantes cursando o ensino superior. O número é resultado de uma queda de 1,3% nas matrículas, fazendo com que Alagoas tenha o segundo menor número de alunos matriculados no Nordeste. Sergipe é o estado com a menor taxa, sendo 81,8 mil.
» As operações policiais contra políticos e traficantes de drogas têm aumentado nos últimos dias e devem crescer ainda muito mais até as eleições.
» Parece ser coisa do outro mundo a prescrição de milhares de processos por falta de subsídios que possam levar criminosos a julgamentos.
» Com deficit de pessoal nos seus quadros há muito tempo, a Polícia Judiciária não tem cumprido o papel com a eficiência que lhe é esperada.
» Abastecimento de água deficiente em várias regiões, energia sofrível e ruas completamente esburacadas são o retrato do que têm passado a população alagoana e, em particular, os maceioenses nos últimos meses.
